07h00 - sexta, 12/10/2018

"PS espera grande vitória
nas Legislativas 2019"

"PS espera grande vitória nas Legislativas 2019"

A secretária-geral adjunta do PS esteve no último sábado, 6 de Outubro, em Castro Verde e em entrevista ao "CA" mostrou-se bastante orgulhosa pea vitória alcançada pelo partido na região há um ano, tanto em Castro Verede como nas Autárquicas. E sobre as Legislativas de 2019, Ana Catarina Mendes diz confiar "numa grande vitória".

Em 2017 o PS ganhou 10 câmaras em 14 no distrito de Beja. Que importância teve este triunfo na região para o partido?
Uma enorme importância! Primeiro porque trabalhámos todos muito, tivemos bons candidatos e mostrámos que é possível, com trabalho, ter uma grande vitória. Repare: foi a maior vitória de sempre de qualquer partido em eleições autárquicas. E há duas vitórias que nessa noite marcaram verdadeiramente a nossa noite eleitoral: Almada e, claro, Castro Verde.

Qual a mais-valia de uma maioria PS na região?
Reforça a força do PS e reforça os compromissos do PS com a região. Sempre que o Poder Local não está de costas voltadas para o Poder Central as regiões desenvolvem-se melhor. E estou convencida que aqui vai haver um salto de desenvolvimento já visível nos próximos anos.

Partilha a ideia de que "quando o PS governa o Baixo Alentejo avança", como defende Pedro do Carmo?
Totalmente! De resto sempre que o PS foi governo isso aconteceu. Veja o caso de Alqueva, que é paradigmático. Sempre foi preciso investir nas acessibilidades – e neste mandato ainda será investido, designadamente na conclusão da auto-estrada até Beja – foi com o PS. Sempre que esteve a direita no governo percebemos bem o que aconteceu. Nunca houve investimento nesta zona. E enquanto o Poder Local foi marcadamente da CDU, a verdade é que era fácil atirar as responsabilidades para o Poder Central para nada fazer. E, por isso, o PS, mais uma vez, é uma força de desenvolvimento da região.

Ainda assim, reconhece que há muito por fazer, desde logo nas acessibilidades…
Estamos não só atentos, como a reprogramação do Portugal 2020 permitiu avançar com algumas coisas. Mas a negociação do [Portugal] 2030 é absolutamente decisiva para que haja maior investimento nesta zona e o ministro [das Infra-estruturas e Planeamento] tem bem a noção do que é preciso fazer aqui.

Relativamente à Secundária de Castro Verde, revelou ter a garantia da secretária de Estado da Educação que a obra vai avançar…
O que me dizem da parte do Governo é que está tudo concluído do ponto de vista financeiro e que há uma questão burocrática para resolver que, creio, estará resolvida nos próximos tempos.

Em 2019 há eleições Legislativas e desde a legislatura 2009-2011 que o PS não elege dois deputados pela região. Vai ser no próximo ano?
Acredito que o trabalho que o presidente da Federação e deputado Pedro do Carmo tem feito, o trabalho dos nossos autarcas e o trabalho do Governo vai ser premiado com a confiança dos cidadãos do Baixo Alentejo. Por isso, estou muito confiante numa grande vitória aqui em 2019 nas Legislativas.

Com a eleições de dois deputados?
Estou muito confiante numa grande vitória!


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/02/2019
"PSD tem que sair
da Praça da República"
O empresário Gonçalo Valente, 38 anos, é o novo presidente da Distrital de Beja do PSD e em entrevista ao "CA" revela as prioridades dos sociais-democratas da região para os próximos dois anos.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Resialentejo recolhe
tampas de plástico
A empresa intermunicipal Resialentejo, que opera em oito concelhos do distrito de Beja, estabeleceu um protocolo com a "Coração Delta", do Grupo Nabeiro, para a dinamização do projecto "Dê Uma Tampa".
07h00 - sexta, 22/02/2019
Odemira eleita na Rede
das Cidades Educadoras
A Câmara de Odemira foi reeleita, pela terceira vez, para a comissão coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores, que é constituída por 74 municípios de Norte a Sul do país.
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".

Data: 22/02/2019
Edição n.º: