07h00 - quarta, 10/10/2018

Atleta de Aljustrel
brilhou no Mundial

Atleta de Aljustrel brilhou no Mundial

Francisco Rocha, atleta do Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana (NARM), esteve em Setembro no Campeonato do Mundo de atletismo para veteranos, em Espanha, e obteve o quarto lugar nos 800 metros em Veteranos 55, estabelecendo um novo recorde nacional.
"Ficar em quarto lugar, a milésimas [de segundo] do primeiro, é sempre satisfatório e bom", frisa o atleta de 54 anos, que ainda assim reconhece, já a frio, que o resultado alcançado até "poderia ter sido um pouco melhor em termos de classificação". "Mas se me dissessem [à partida] que ia fazer quarto lugar e bater o recorde nacional não acreditaria muito", acrescenta com humor ao "CA".
Certo é que a prestação de Francisco Rocha na pista da Cidade Desportiva de Carranque, na cidade andaluza de Málaga, onde decorreram os Mundiais, superaram as expectativas iniciais. "A ambição passava por chegar à final e estar entre os 12 melhores do mundo, o que já seria bastante difícil pois fui para o Campeonato do Mundo com a 34ª marca", nota o atleta. "A ambição era mesmo chegar à final, mas depois de lá estar soube a pouco", reforça.
Ainda assim, Francisco Rocha reconhece que os dias de competição acabaram por lhe correr de feição, não esquecendo o ambiente "espectacular" vivido em Espanha. "De dia para dia, de eliminatória para eliminatória, o ambiente foi crescendo de emoção", conta.
A seu lado em Espanha Francisco Rocha teve sempre o treinador (e presidente do NARM) Luciano Conceição, a quem presta homenagem. "Quero deixar uma palavra de agradecimento por todo o esforço e dedicação dele e do clube por esta minha participação no Mundial e também por aquilo que fazem em prol da modalidade", diz.
Cumprida a participação no Mundial, Francisco Rocha aligeirou os treinos, até porque, justifica, a prova de 800 metros "é muito violenta" no plano físico. Mas não tardará a regressar em força ao "trabalho", visando novos objectivos para a temporada de 2018-2019.
"Quero ir mais longe na modalidade", assume o atleta do NARM, que traça como metas para esta temporada a conquista de títulos nacionais e o apuramento para o Campeonato do Mundo de pista coberta, que vai decorrer em Março de 2019 na Polónia.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/02/2019
"PSD tem que sair
da Praça da República"
O empresário Gonçalo Valente, 38 anos, é o novo presidente da Distrital de Beja do PSD e em entrevista ao "CA" revela as prioridades dos sociais-democratas da região para os próximos dois anos.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Resialentejo recolhe
tampas de plástico
A empresa intermunicipal Resialentejo, que opera em oito concelhos do distrito de Beja, estabeleceu um protocolo com a "Coração Delta", do Grupo Nabeiro, para a dinamização do projecto "Dê Uma Tampa".
07h00 - sexta, 22/02/2019
Odemira eleita na Rede
das Cidades Educadoras
A Câmara de Odemira foi reeleita, pela terceira vez, para a comissão coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores, que é constituída por 74 municípios de Norte a Sul do país.
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".

Data: 22/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial