07h00 - quinta, 04/10/2018

Património(s) de Beja
para ver até domingo

Património(s) de Beja para ver até domingo

São muitos os patrimónios de Beja. Da história à gastronomia, passando pelo turismo, pela cultura, pelas artes e ofícios, pela música, pela avifauna e biodiversidade, pelas tradições e até por sectores como a Educação ou a Economia, as várias "facetas" do concelho vão estar em destaque no próximo fim-de-semana alargado, de 4 a 7 de Outubro, na nova feira "Patrimónios do Sul".
O certame, que no calendário substitui a Rural Beja, é promovido pela Câmara de Beja e pretende estimular a produção, a transformação e a comercialização, o espírito criativo, o empreendedorismo e a inovação. No fundo, projectar para todo o país aquilo que Beja é… e pode vir a ser.
"Entendemos que a feira deve apelar a um conjunto de patrimónios da nossa terra do passado e do presente, para que possamos também projectar melhor o futuro", explica ao "CA" o presidente da Câmara Municipal. "E quando dizemos patrimónios dizemos patrimónios naturais, patrimónios gastronómicos, enoturismos, recursos naturais, avifauna, economia local… Portanto, tudo aquilo que nos caracteriza, de forma a termos uma feira um pouco mais ampla e não exclusivamente centrada sobre o mundo rural", acrescenta Paulo Arsénio.
A feira "Patrimónios do Sul" vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Beja/ Manuel Castro e Brito e ao longo de quatro dias contará com diversas actividades para todos os gostos e idades. Entre estas surge, naturalmente, a música, com destaque para os concertos dos Iris (na quinta-feira, 4, pelas 23h00), dos Calema (sexta-feira, 5, às 23h00) e da David Antunes & The Midnight Band (sábado, 6, pelas 23h00).
Uma das particularidades do evento é o facto de se multiplicar em várias feiras, a começar pela "ViniPax", dedicada ao vinho e que contará com a presença dos sete produtores do concelho de Beja e de mais de quatro dezenas de produtores de todo o país. "É o maior certame de vinhos do Baixo Alentejo", nota o autarca Paulo Arsénio.
À "ViniPax" junta-se mais três espaços dedicados aos sabores e saberes: "Artes do Sul" (com o artesanato, design, turismo e produtos agro-alimentares em destaque), "Sul à Mesa" (vocacionado para a gastronomia mediterrânica e que contará com workshops e sessões de degustação) e "Petiscos" (juntando a cozinha regional à animação musical).
A "Patrimónios do Sul" conta ainda com a segunda edição da "Caça & Pesca", que valoriza estas duas actividades, a 17ª edição da "Avibeja", que reúne criadores de aves de vários pontos do país, e a regressada "Beja Brava", onde as tradições taurinas vão estar em plano de destaque com demonstrações de toureio a cavalo e a pé, exposições, conversas temáticas, espectáculos e um passeio a uma ganadaria.
A grande novidade é mesmo o "Beja Educa", espaço lúdico e pedagógico destinado ao público infantil e juvenil que vai proporcionar experiências e aprendizagens em diferentes sectores, ao mesmo tempo que pretende reforçar os laços afectivos com a comunidade.
"A Educação é a maior das apostas do actual executivo da Câmara Municipal de Beja! E com o regadio, com o aeroporto e um conjunto de estruturas em volta da nova agricultura e da dinamização do aeroporto estamos em crer que daqui a uma década ou duas o panorama das profissões no Baixo Alentejo será também significativamente diferente", justifica o presidente da autarquia.
"Portanto, todos estes novos operadores que já estão posicionados no terreno e na economia local acederam ao nosso convite de trazerem para a feira demonstrações com simuladores, viaturas e outros elementos que considerem pertinentes para cativarem e demonstrarem aos mais novos aquilo que pode ser o Alentejo do médio prazo", acrescenta Paulo Arsénio, notando que também a ciência, o saber e a tecnologia vão estar presentes neste espaço, através do Politécnico de Beja e do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 10/12/2018
Voluntariado vale
prémio à CM Beja
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuiu, no final da passada semana, o prémio "Boas Práticas de Voluntariado Jovem" à Câmara de Beja, em cerimónia realizada em Campo Maior.
07h00 - segunda, 10/12/2018
CM Aljustrel premiada
pela "Rota da Floresta"
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu à Câmara de Aljustrel uma menção honrosa pela sua participação na actividade "Rota pela Floresta", prémio que será entregue numa cerimónia em Lagoa no próximo mês de Janeiro.
07h00 - domingo, 09/12/2018
Programa "365 Alentejo"
com candidaturas abertas
A Turismo do Alentejo, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística e o Turismo de Portugal, tem abertas até final do ano as candidaturas para a segunda edição do programa "365 Alentejo-Ribatejo", que visa a construção e promoção de um calendário anual de eventos "consistente e coerente".
13h29 - sexta, 07/12/2018
Detido por tráfico de pessoas no Baixo Alentejo
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 40 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de pessoas, anunciou no final da passada semana fonte oficial desta força policial.
07h00 - sexta, 07/12/2018
"Espírito" de Natal
no distrito de Beja
O "espírito de Natal" já chegou ao Baixo Alentejo e até ao final do ano são muitas as actividades programadas pelas autarquias para assinalar a quadra festiva, proporcionar momentos de animação e apelar ao consumo no comércio tradicional local.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial