07h00 - sexta, 21/09/2018

Preço da água sem aumentos no Roxo

Preço da água sem aumentos no Roxo

A seca sentida na região em 2017 e início de 2018 levou a maiores aduções do Alqueva ao Roxo, sem que tal se tenha reflectido no preço cobrado pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) aos regantes pelo fornecimento de água. Uma situação que só foi possível devido ao facto de a ABR ter antecipado esse cenário e criado, há quatro anos, o Fundo de Estabilização Tarifária (FET).
Segundo explica António Parreira, "a água gravítica no Roxo custa aos agricultores 2,6 cêntimos por m3", valor a que se teria de acrescer o valor pago pela ABR à EDIA pela água do Alqueva (2,4 cêntimos por m3). Contudo, com a criação do FET, a água do Roxo passou a custar 3,07 cêntimos/ m3 aos regantes, o que possibilitou à associação ter uma reserva financeira para agora compensar o aumento dos custos da água sem sobrecarregar os agricultores.
"Já tínhamos reservado algumas verbas para isso e foi possível financiar os agricultores. Aumentámos o preço da água de 2,6 cêntimos para 3,07 cêntimos/ m3, o que não causou grande mossa aos agricultores. Mas se não tivéssemos previsto isto, teríamos agora que aumentar muito o preço e isso era impossível para as culturas", sublinha António Parreira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 16/12/2018
Encontro de empresários
no concelho de Mértola
Fomentar a troca de experiências e conhecimentos é o grande objectivo do XV Encontro de Empresários do Concelho de Mértola, que se realiza neste domingo, 16, em São Miguel do Pinheiro.
07h00 - sexta, 14/12/2018
Inovação Social
em debate na
cidade de Beja
Beja recebe nesta sexta-feira, 14, a conferência "Inovação Social: Contributos para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica", promovida pela Portugal Inovação Social em parceria com a Câmara de Beja.
07h00 - segunda, 10/12/2018
Concurso de montras
de Natal em Castro
A Câmara de Castro Verde promove a partir desta segunda-feira, 10 de Dezembro, um concurso de montras de Natal, dinamizado no âmbito das iniciativas "Natal em Castro Verde" e "Ofereça Castro Verde.
07h00 - domingo, 09/12/2018
ACPA dinamiza Rota
do Porco Alentejano
Valorizar o Mundo Rural é o grande objectivo da Rota do Porco Alentejano, iniciativa que tem vindo a ser promovida pela Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), com sede em Ourique.
07h00 - sexta, 07/12/2018
Campanhas no comércio local
Muitas câmaras municipais da região aproveitam a quadra natalícia para promover o comércio local, com campanhas a incentivar os munícipes a fazerem as suas compras de Natal nos estabelecimentos comerciais do concelho.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial