07h00 - sexta, 21/09/2018

Preço da água sem aumentos no Roxo

Preço da água sem aumentos no Roxo

A seca sentida na região em 2017 e início de 2018 levou a maiores aduções do Alqueva ao Roxo, sem que tal se tenha reflectido no preço cobrado pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) aos regantes pelo fornecimento de água. Uma situação que só foi possível devido ao facto de a ABR ter antecipado esse cenário e criado, há quatro anos, o Fundo de Estabilização Tarifária (FET).
Segundo explica António Parreira, "a água gravítica no Roxo custa aos agricultores 2,6 cêntimos por m3", valor a que se teria de acrescer o valor pago pela ABR à EDIA pela água do Alqueva (2,4 cêntimos por m3). Contudo, com a criação do FET, a água do Roxo passou a custar 3,07 cêntimos/ m3 aos regantes, o que possibilitou à associação ter uma reserva financeira para agora compensar o aumento dos custos da água sem sobrecarregar os agricultores.
"Já tínhamos reservado algumas verbas para isso e foi possível financiar os agricultores. Aumentámos o preço da água de 2,6 cêntimos para 3,07 cêntimos/ m3, o que não causou grande mossa aos agricultores. Mas se não tivéssemos previsto isto, teríamos agora que aumentar muito o preço e isso era impossível para as culturas", sublinha António Parreira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - quinta, 21/11/2019
Mértola promove
campanha de vacinação
Já arrancou no concelho de Mértola mais uma edição da campanha da vacinação contra a gripe, uma iniciativa da Unidade Móvel Médico-Social da Câmara Municipal local em parceria com o Centro de Saúde e com o apoio das juntas de freguesia.
08h00 - quinta, 21/11/2019
Luís Montenegro faz
campanha em Alvito
A campanha interna para a liderança do PSD passa nesta quinta-feira, 21, pelo distrito de Beja, com Luís Montenegro a apresentar as suas propostas aos militantes em Alvito.
08h00 - quinta, 21/11/2019
GNR faz detenção por
tráfico em São Teotónio
A GNR deteve na segunda-feira, 18, em São Teotónio, um homem de 60 anos suspeito da prática dos crimes de tráfico e cultivo de estupefacientes, que irá aguardar julgamento em prisão preventiva.
07h00 - quarta, 20/11/2019
Câmara de Almodôvar
distinguida pelo IEFP
A Câmara de Almodôvar foi distinguida com a marca "Entidade Empregadora Inclusiva 2019", atribuída de dois em dois anos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) como forma de reconhecer publicamente "práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade".
07h00 - quarta, 20/11/2019
Junta de Mértola
incentiva poupança
A Junta de Freguesia de Mértola sorteou, no final de Outubro, aquando das comemorações do Dia Mundial da Poupança, três contas-poupança para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo.

Data: 22/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial