07h00 - segunda, 17/09/2018

CIMBAL apresenta contributos
ao Plano Nacional de Investimentos

CIMBAL apresenta contributos ao Plano Nacional de Investimentos

A modernização e electrificação da linha ferroviária do Alentejo e a afirmação do aeroporto de Beja como a Lisboa e Faro são duas das propostas apresentadas pela CIMBAL para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
A fase de auscultação pública do PNI 2030 ainda decorre e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo já submeteu os seus contributos, "identificando as prioridades de investimento infra-estruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos sectores da mobilidade e transportes", explica o presidente do conselho intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa.
Nesse sentido, na área da ferrovia os municípios do Baixo Alentejo defendem a modernização e electrificação da linha do Alentejo em toda a sua extensão (de Casa Branca a Ourique), acompanhada de requalificação das estações e apeadeiros, e a aquisição de material circulante de última geração.
A concretização do IP8 na ligação A2-Vila Verde de Ficalho, a criação de ligações Beja-Aljustrel-Odemira e Ourique-Sines em formato de itinerário complementar e a construção de variantes às localidades de Moura e Aljustrel são algumas das propostas no sector das rodovias, a par da "requalificação profunda" das ligações a Barrancos e a manutenção e requalificação das estradas nacionais que atravessam o Baixo Alentejo.
Finalmente, em matéria de transporte aéreo, a CIMBAL defende a afirmação do aeroporto de Beja como alternativa à sobrelotação do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e complementar do aeroporto de Faro no que respeita a voos de passageiros. Os municípios pedem ainda um "estímulo ao desenvolvimento de um cluster aeronáutico, com incentivos à instalação de empresas na área da manutenção, carga, estacionamento e desmantelamento e escola de pilotos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - domingo, 16/12/2018
Resialentejo aumenta
recolha de resíduos
A empresa intermunicipal Resialentejo registou, até final de Novembro, um aumento da quantidade de resíduos recicláveis depositados nos seus ecopontos espalhados pelos oito concelhos que serve relativamente ao mesmo período de 2017.
07h01 - sexta, 14/12/2018
Emigrantes ingleses em
Ourique discutiram "Brexit"
A anunciada (mas por confirmar) saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como "Brexit", esteve no centro das atenções de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 12, em Ourique entre emigrantes ingleses radicados no concelho e diplomatas britânicos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Fórum de Natal
em Castro Verde
Venda de artesanato e produtos locais, uma feira do livro, música e actividades para os mais novos são os destaques do "Fórum de Natal", iniciativa que a Câmara de Castro Verde promove entre esta quinta-feira e domingo, 13 a 16 de Dezembro.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Misericórdia de Messejana
avança com requalificação do lar
A Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, de Messejana (concelho de Aljustrel), vai avançar com obras de requalificação e ampliação do seu lar de idosos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Serviço payshop
na Junta de Mértola
A Junta de Freguesia de Mértola e a Payshop/ CTT assinaram um protocolo para disponibilizar a todos os habitantes da freguesia um novo serviço que permite efectuar pagamentos de forma mais fácil.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial