07h00 - segunda, 17/09/2018

CIMBAL apresenta contributos
ao Plano Nacional de Investimentos

CIMBAL apresenta contributos ao Plano Nacional de Investimentos

A modernização e electrificação da linha ferroviária do Alentejo e a afirmação do aeroporto de Beja como a Lisboa e Faro são duas das propostas apresentadas pela CIMBAL para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
A fase de auscultação pública do PNI 2030 ainda decorre e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo já submeteu os seus contributos, "identificando as prioridades de investimento infra-estruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos sectores da mobilidade e transportes", explica o presidente do conselho intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa.
Nesse sentido, na área da ferrovia os municípios do Baixo Alentejo defendem a modernização e electrificação da linha do Alentejo em toda a sua extensão (de Casa Branca a Ourique), acompanhada de requalificação das estações e apeadeiros, e a aquisição de material circulante de última geração.
A concretização do IP8 na ligação A2-Vila Verde de Ficalho, a criação de ligações Beja-Aljustrel-Odemira e Ourique-Sines em formato de itinerário complementar e a construção de variantes às localidades de Moura e Aljustrel são algumas das propostas no sector das rodovias, a par da "requalificação profunda" das ligações a Barrancos e a manutenção e requalificação das estradas nacionais que atravessam o Baixo Alentejo.
Finalmente, em matéria de transporte aéreo, a CIMBAL defende a afirmação do aeroporto de Beja como alternativa à sobrelotação do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e complementar do aeroporto de Faro no que respeita a voos de passageiros. Os municípios pedem ainda um "estímulo ao desenvolvimento de um cluster aeronáutico, com incentivos à instalação de empresas na área da manutenção, carga, estacionamento e desmantelamento e escola de pilotos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Vaivém Oceanário
na cidade de Beja
O Vaivém Oceanário chega a Beja nesta segunda-feira, 22 de Outubro, ficando na cidade até ao próximo domingo, 28, numa iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial