07h00 - sexta, 14/09/2018

"Fiesta" em Aljustrel
no fim-de-semana

"Fiesta" em Aljustrel no fim-de-semana

A cultura, os sabores e as tradições de Espanha vão estar em destaque neste fim-de-semana, 14 a 16 de Setembro, em Aljustrel. A "vila mineira" vai estar em ambiente de fiesta com a terceira edição do Festicante, iniciativa da Câmara de Aljustrel dinamizada com o lema "Nós e o Mundo" e que este ano é dedicada ao país vizinho.
"Promover o diálogo intercultural" e "deixar entrar um pouco do mundo em Aljustrel" são duas das metas do festival, que encaixa na estratégia cultural que tem vindo a ser seguida pelo Município, refere o presidente da autarquia.
"Aljustrel também deve 'beber' de fora para dentro, isto é, ver novas culturas, hábitos diferentes, tendências diferentes, porque um povo que tenha uma dimensão cultural grande será sempre um povo mais forte", afirma ao "CA" Nelson Brito, para logo acrescentar: "O Festicante será, cada vez mais, uma mescla de culturas e uma base para os aljustrelenses perceberem que são cidadãos do mundo. E isso para nós é muito importante!"
Depois de Cuba, em 2016, e de África, em 2017, o Festicante destaca em 2018 a cultura de nuestros hermanos, numa altura, observa Nelson Brito, que existe uma grande relação entre o concelho e Espanha, seja através de relações familiares, seja por intermédio de investimentos empresariais em áreas como a agricultura e as minas.
A terceira edição do Festicante apresenta algumas novidades em relação aos dois anos anteriores, a começar pela organização do espaço. "Tudo na vida tem de fazer o seu caminho e o Festicante está a fazê-lo. Queremos fazê-lo de uma forma sustentada, não de uma forma destravada", afiança Nelson Brito. "Por isso este ano colocámos mais Festicante na rua, na Avenida 1º de Maio. E o polidesportivo ficará mais disponível para a gastronomia e, por outro lado, mais acolhedor", acrescenta.
Música, exposições, gastronomia, tasquinhas e uma mostra de produtos locais são alguns dos destaques do programa do Festicante '18, que abre portas no Parque da Vila de Aljustrel às 18h00 desta sexta-feira, 14. Na cerimónia de inauguração vão estar os grupos corais do CAIM, da Freguesia de São João de Negrilhos, "As Margens do Roxo", "Flores da Primavera" e "Rosas de Abril", seguindo-se a inauguração, no Centro D'Artes, de uma exposição do colectivo NAVA, a que se juntou o artista espanhol Juan Sanchez.
A música começa a partir das 20h00, primeiro com o fado de Luís Saturnino e as sevilhanas de "Las Gitanillas" e depois com os grupos corais "Os Cigarras" e Feminino do CRIRA. Pelas 22h30 sobem ao palco as espanholas "Azúcar Moreno", autoras do sucesso "Solo se vive una vez", seguindo-se as actuações de "Los Chupitos" (24h00) e do DJ Rui Miguel (2h00).
No sábado, 15, durante a tarde realizam-se provas de presunto, pão e vinho e workshops de cozinha espanhola e de danças tradicionais. Às 17h00 há "cante à mesa" com o grupo "Maravilhas do Alentejo" e a partir das 19h00 juntam-se em palco o cante alentejano de Paulo Colaço com o flamenco de Manuel Kino. A animação continua pela noite, com as actuações do Coro Minero de Turón e do Grupo Coral "Mineiros de Aljustrel" (21h30), de Paulo Gonzo (22h30) e dos "Sonido Andaluz" (00h30).
O Festicante '18 termina no domingo, 16, sendo que durante a tarde decorrem mais provas de presunto, pão e vinho e workshops de culinária e de danças espanholas. Pelo meio, às 16h30, realiza-se a apresentação do livro Uma vida a cozinhar, de Maria do Céu Capela. Às 18h00 canta o Coro Romero de Nuestra Señora de Coronada, seguindo-se o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (19h00), o grupo "Pringá" (19h300) e os "Sangre Ibérico" (21h30).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Deputada do PSD
questiona Governo
A deputado do PSD eleita por Beja questionou o Governo sobre diversas matérias nesta semana, durante as audições aos ministros para discussão do Orçamento do Estado para 2019.
07h00 - sábado, 17/11/2018
ACOS reforça apoio
técnico a agricultores
Aconselhar, identificar e orientar os agricultores "na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na protecção do ambiente" são os objectivos do novo serviço de apoio técnico da associação ACOS-Agricultores do Sul.
07h00 - sábado, 17/11/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
A Concelhia de Odemira do Partido Socialista promove neste sábado, 17 de Novembro, ao fim da tarde, um jantar para assinalar duas décadas de gestão autárquica no concelho.
07h00 - sábado, 17/11/2018
Greve de 1918
debatida em Odemira
O centenário da greve nacional de 1918 é o mote do colóquio que a Associação GESTO-Grupo de Estudos do Território de Odemira promove neste sábado, 17, no auditório do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Odemira.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial