07h00 - terça, 14/08/2018

Tradição e festa
na vila de Ourique

Tradição e festa na vila de Ourique

Manda a tradição que a 15 de Agosto se celebre Santa Maria e que em Ourique haja festa rija. E como a tradição ainda é o que era, a vila vai estar bem animada nas próximas terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de Agosto, com as tradicionais Festas de Santa Maria, que juntarão centenas de ouriquenses em momentos de grande convívio.
"São umas festas de confraternização e de convívio entre os ouriquenses e todas as pessoas que nos visitam nesta altura do ano", nota o vice-presidente da Câmara de Ourique. "Muito dos ouriquenses que se encontram fora do concelho e da localidade acabam por fazer uma visita às suas famílias e o nosso programa é, precisamente, para proporcionarmos dois dias agradáveis e muito diversificados a todos os ouriquenses, às suas famílias e todos os que nos visitam nesta altura do ano", acrescenta Joaquim Góis em declarações ao "CA".
O autarca ouriquense sublinha ainda que, a par da festa, estes dois dias serão também importantes para a economia do concelho. "Nestes dias a vila terá sempre mais pessoas e proporcionará bom negócio aos restaurantes e aos estabelecimentos locais", afiança Joaquim Góis.
As Festas de Santa Maria 2018 em Ourique arrancam ao final da tarde de terça-feira, 14, com uma arruada a partir das 18h00. Às 21h00 tem lugar uma largada de touros pelas ruas da vila e depois há música pela noite dentro no Pavilhão Multiusos: primeiro com Fábio Lagarto (22h00 e 1h00) e, pelo meio, com João Pedro Pais (23h30), que no palco revisitará 20 anos de carreira e sucessos como "Ninguém", "Mentira", "Nada de nada" ou "Não há".
Na quarta-feira, 15 de Agosto, o dia de festa começa bem cedo, pelas 8h30, com um passeio de motorizadas, a que segue uma arruada com o grupo "Pias a Bombar" (9h00) e um passeio de cicloturismo (9h30).
De tarde, a partir das 18h00, a Igreja Matriz recebe uma missa solene, realizando-se em seguida uma procissão. Depois há mais música no Pavilhão Multiusos, com a dupla Rui Soares & Lau (21h00 e 24h00) e o fadista Marco Rodrigues, conhecido pelo tema "Tempo" (22h30).
Para os mais "resistentes" as Festas de Santa Maria 2018 vão terminar já na madrugada de quinta-feira, 26, com a açorda de encerramento a ser servida depois da meia-noite. "Aproveitamos o encerramento das festas para proporcionar mais um convívio àqueles que conseguem ficar até mais tarde e proporcionar-lhes uma refeição, essencialmente, de confraternização", conclui o vice-presidente da Câmara Municipal de Ourique, Joaquim Góis.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.
07h00 - quinta, 18/07/2019
CM Almodôvar vai requalificar Campo das Eiras
Um espaço de "encontro, interacções, conexões e de manifestações culturais e sociais": é desta forma que a Câmara de Almodôvar apresenta o futuro Complexo Multiusos Campo das Eiras, que irá surgir no lugar do "velhinho" Campo das Eiras, antigo recinto de futebol e onde se realiza anualmente a Feiras das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL).
07h00 - quinta, 18/07/2019
"FACECO é atractiva
para todos os públicos"
Na véspera do arranque de mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que se realiza entre sexta-feira e domingo, dias 19 e 21, em São Teotónio, o presidente da Câmara de Odemira revela ao "CA" que o evento é muito importante para o município.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial