07h00 - sexta, 03/08/2018

ULSBA vai ter equipa
de apoio psico-social

ULSBA vai ter equipa de apoio psico-social

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai criar uma equipa de apoio psico-social para reforçar o apoio proporcionado a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos.
O projecto é dinamizado ao abrigo do Programa Humaniza, o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação "La Caixa" em Portugal, que prevê a criação de 10 equipas de apoio psico-social em diferentes regiões do país, incluindo o Baixo Alentejo.
Fonte oficial da fundação ligada ao banco espanhol, o programa "será executado em estreita colaboração com o Ministério da Saúde" e visa complementar "a acção dos serviços públicos de saúde, centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias".
Nesse sentido, as novas equipas de apoio psico-social, entre as quais a da ULSBA, serão constituídas "por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares".
"Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários", acrescenta a Fundação "La Caixa" em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Vaivém Oceanário
na cidade de Beja
O Vaivém Oceanário chega a Beja nesta segunda-feira, 22 de Outubro, ficando na cidade até ao próximo domingo, 28, numa iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial