07h00 - sexta, 03/08/2018

ULSBA vai ter equipa
de apoio psico-social

ULSBA vai ter equipa de apoio psico-social

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai criar uma equipa de apoio psico-social para reforçar o apoio proporcionado a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos.
O projecto é dinamizado ao abrigo do Programa Humaniza, o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação "La Caixa" em Portugal, que prevê a criação de 10 equipas de apoio psico-social em diferentes regiões do país, incluindo o Baixo Alentejo.
Fonte oficial da fundação ligada ao banco espanhol, o programa "será executado em estreita colaboração com o Ministério da Saúde" e visa complementar "a acção dos serviços públicos de saúde, centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias".
Nesse sentido, as novas equipas de apoio psico-social, entre as quais a da ULSBA, serão constituídas "por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psico-social e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares".
"Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários", acrescenta a Fundação "La Caixa" em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
07h00 - quarta, 17/04/2019
Junta de Mértola
ensina a ler rótulos
A Casa das Artes Mário Elias, na vila de Mértola, recebe nesta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 21h00, a sessão "Como ler rótulos", promovida pela Junta de Freguesia local.
07h00 - quarta, 17/04/2019
CIMBAL aprova moção
sobre Notre Dame
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 15, por unanimidade, uma moção onde manifesta "a sua profunda solidariedade" com França devido ao incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial