07h00 - sexta, 27/07/2018

Central Solar Ourika!
inaugurada nos Grandaços

Central Solar Ourika! inaugurada nos Grandaços

O ministro da Economia inaugurou nesta quinta-feira, 26, a noca Central Solar Fotovoltaica Ourika!, que fica a escassos quilómetros da aldeia dos Grandaços, no concelho de Ourique, fruto de um investimento de 35 milhões de euros realizado pela empresa Morning Chapter, de capitais irlandeses e chineses.
"Este é um investimento que nos põe a todos de parabéns", sublinhou Manuel Caldeira Cabral na cerimónia de inauguração, acrescentando que este investimento, a par de outros em curso no país, significa "uma mudança de paradigma importante" na área das energias renováveis.
O govenante disse ainda que Portugal é actualmente "um país competitivo a produzir energias renováveis a preços de mercado".
Por seu lado, o presidente da Câmara de Ourique elogiou o investimento realizado pela Morning Chapter no concelho.
"O que estamos aqui a fazer é aproveitar o potencial do nosso território para gerar energias limpas, para dar mais sustentabilidade, para reforçar a nossa autonomia energética e para dar mais futuro a Ourique, ao Baixo Alentejo e ao país", vincou Marcelo Guerreiro, garantindo que em Ourique "todos os investidores privados com sentido de futuro são muito bem-vindos".
A Central Solar Ourika! é um projecto concretizado pela Morning Chapter em parceria com a China Triumph International Engineering Company (CTIEC), sendo pioneiro a nível europeu por ser a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes. Nesse sentido, a Ourika! vai ser a primeira central solar a ser ligada directamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Eléctrica Nacional.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial