08h30 - quinta, 26/07/2018

Central solar inaugurada em Ourique

Central solar inaugurada em Ourique

São 35 milhões de euros de investimento para permitir a produção de energia suficiente para cerca de 25 mil famílias e evitar a emissão de 49944 toneladas de CO2 por ano. A nova Central Solar Ourika, a escassos quilómetros da aldeia de Grandaços, no concelho de Ourique, é inaugurada nesta quinta-feira, 26, pelas 15h00, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e do director-geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.
"É um momento importante para o concelho e para o país. Estamos satisfeitos e orgulhosos de poder inaugurar esta central fotovoltaica, porque Ourique irá assim contribuir também para o desenvolvimento do país e para o desenvolvimento europeu. É um grande momento para Ourique e um grande momento para o país", observa ao "CA" o presidente da Câmara de Ourique.
Marcelo Guerreiro sublinha ainda o facto de este ser um exemplo das "novas oportunidades" que estão a surgir ao Mundo Rural. "Temos de conseguir agarrar esse desafio e, por isso, estamos a trabalhar num outro conjunto de projectos, alguns um pouco diferentes, outros maiores, cientes que o futuro se faz por aqui, através da produção de energia limpa. E em Ourique estamos orgulhosamente na linha da frente", acrescenta.
A Central Solar Ourika é um projecto concretizado pela Morning Chapter em parceria com a China Triumph International Engineering Company (CTIEC), sendo pioneiro a nível europeu por ser a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes. Nesse sentido, a Ourika vai ser a primeira central solar a ser ligada directamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Eléctrica Nacional.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/02/2019
Presidente da Almina:
"Vamos investir 25 milhões em 2019"
O presidente da administração da Almina faz um balanço positivo do ano de 2018, ainda que a empresa não tenha conseguido alcançar os resultados previstos.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Ingleses podem investir na fábrica solar de Moura
Uma empresa inglesa da área de produção de componentes na área da energia está interessada na MFS-Moura Fábrica Solar, que fechou recentemente, depois de contactos com o deputado do PS, Pedro do Carmo, e o presidente da Câmara de Moura, Álvaro Azedo.
07h00 - terça, 19/02/2019
15 farmácias de Beja
em risco de encerramento
Um total de 15 farmácias do distrito de Beja encontra-se em risco de encerramento, sendo que sete enfrentam processos de insolvência e oito apresentam processos de penhora, revela fonte da Associação Nacional de Farmácias (ANF).
07h00 - segunda, 11/02/2019
Empresa Epiroc vai
instalar-se em Aljustrel
A empresa Epiroc, ligada à multinacional sueca Atlas Copco, que opera na área da actividade mineira, celebrou com a Câmara de Aljustrel um contrato de compra e venda para a aquisição de um lote com cerca de 10 mil m² na área empresarial de Aljustrel.
07h00 - quinta, 07/02/2019
Electrificação
rural avança
em Mértola
Um total de 56 explorações agrícolas do concelho de Mértola foram beneficiadas nas duas primeiras fases do projecto de electrificação rural que está a decorrer, numa parceria entre a Câmara Municipal local e a EDP Distribuição.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial