01h00 - sábado, 14/07/2018

PCP questiona Governo
sobre Linha do Alentejo

PCP questiona Governo sobre Linha do Alentejo

O PCP quer saber por que razão o Governo decidiu avançar com os projectos técnicos para a electrificação da Linha do Alentejo apenas no troço entre Casa Branca e Beja, excluindo a restante ligação até à Funcheira e à Linha do Sul.
A questão surge na pergunta apresentada na Assembleia da República pelos deputados João Dias e Bruno Dias e dirige-se ao ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, que na passada semana, em audição na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, anunciou que o Governo irá lançar até ao final do ano o concurso público para os projectos técnicos da electrificação da Linha do Alentejo, entre Casa Branca e Beja.
"Ora, este anúncio levanta duas perplexidades. A primeira perplexidade tem a ver com a opção deliberada do Governo PS de abandonar o troço Beja/ Funcheira no que se refere à electrificação, prosseguindo a política do anterior Governo PSD/ CDS. […] A segunda perplexidade tem a ver com a aparente necessidade de lançar um concurso público para a elaboração de projecto para a electrificação, quando a Infra-estruturas de Portugal (IP) devia ter essa capacidade", sustentam os deputados comunistas.
Nesse sentido, João Dias e Bruno Dias questionam igualmente o ministro sobre se "vão ou não ser tomadas medidas para que o projecto seja realizado para toda a linha" e se "a articulação da ferrovia com o aeroporto de Beja está considerada no projecto a realizar ou está também excluída".
Os deputados do PCP querem ainda saber "quais os motivos que impedem a IP de mobilizar e assegurar capacidades próprias na elaboração destes projectos técnicos, para recorrer desta forma a contratação externa de serviços".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Vaivém Oceanário
na cidade de Beja
O Vaivém Oceanário chega a Beja nesta segunda-feira, 22 de Outubro, ficando na cidade até ao próximo domingo, 28, numa iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial