01h00 - sábado, 14/07/2018

PCP questiona Governo
sobre Linha do Alentejo

PCP questiona Governo sobre Linha do Alentejo

O PCP quer saber por que razão o Governo decidiu avançar com os projectos técnicos para a electrificação da Linha do Alentejo apenas no troço entre Casa Branca e Beja, excluindo a restante ligação até à Funcheira e à Linha do Sul.
A questão surge na pergunta apresentada na Assembleia da República pelos deputados João Dias e Bruno Dias e dirige-se ao ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, que na passada semana, em audição na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, anunciou que o Governo irá lançar até ao final do ano o concurso público para os projectos técnicos da electrificação da Linha do Alentejo, entre Casa Branca e Beja.
"Ora, este anúncio levanta duas perplexidades. A primeira perplexidade tem a ver com a opção deliberada do Governo PS de abandonar o troço Beja/ Funcheira no que se refere à electrificação, prosseguindo a política do anterior Governo PSD/ CDS. […] A segunda perplexidade tem a ver com a aparente necessidade de lançar um concurso público para a elaboração de projecto para a electrificação, quando a Infra-estruturas de Portugal (IP) devia ter essa capacidade", sustentam os deputados comunistas.
Nesse sentido, João Dias e Bruno Dias questionam igualmente o ministro sobre se "vão ou não ser tomadas medidas para que o projecto seja realizado para toda a linha" e se "a articulação da ferrovia com o aeroporto de Beja está considerada no projecto a realizar ou está também excluída".
Os deputados do PCP querem ainda saber "quais os motivos que impedem a IP de mobilizar e assegurar capacidades próprias na elaboração destes projectos técnicos, para recorrer desta forma a contratação externa de serviços".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
07h00 - quarta, 17/04/2019
Junta de Mértola
ensina a ler rótulos
A Casa das Artes Mário Elias, na vila de Mértola, recebe nesta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 21h00, a sessão "Como ler rótulos", promovida pela Junta de Freguesia local.
07h00 - quarta, 17/04/2019
CIMBAL aprova moção
sobre Notre Dame
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 15, por unanimidade, uma moção onde manifesta "a sua profunda solidariedade" com França devido ao incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial