00h00 - segunda, 16/07/2018

Problemas graves na
Basílica de Castro Verde

Problemas graves na Basílica de Castro Verde

Depois de um Inverno e uma Primavera particularmente chuvosos, o estado de degradação da Basílica Real de Castro Verde é cada vez mais evidente e preocupante. Há muito que este monumento, classificado como Imóvel de Interesse Público, apresenta problemas e em breve o presidente da Câmara Municipal vai reunir com o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, para lhe dar conta da situação.
Paralelamente, continua António José Brito, tem havido contactos entre a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Castro Verde e Casével, a Paróquia de Castro Verde e a Diocese de Beja, no sentido de se proceder a uma candidatura a fundos do Orçamento do Estado que possibilite uma intervenção que minimize alguns dos problemas do mais importante monumento religioso do Baixo Alentejo.
O (mau) estado da Basílica Real de Castro Verde foi também evidenciado ao grupo de deputados do PS que na passada semana, a 2 de Julho, passou pela vila de Castro Verde, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS.
Uma ocasião que António José Brito aproveitou para dar conta aos eleitos do PS de "um problema grave que está à vista de todos". Um quadro que sensibilizou os deputados socialistas.
"Há que fazer um esforço para que se desbloqueie este investimento, independentemente da modalidade de pagamento que se vier a encontrar. O que é preciso, neste momento, é abrir canais de diálogo entre todas as entidades. E o que o Grupo Parlamentar do PS fará certamente é assegurar que esses canais de diálogo e comunicação existem, para que se possa encontrar a melhor solução", afiançou ao "CA" o deputado João Torres, vice-presidente da bancada do PS no Parlamento.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
07h00 - quarta, 17/04/2019
Junta de Mértola
ensina a ler rótulos
A Casa das Artes Mário Elias, na vila de Mértola, recebe nesta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 21h00, a sessão "Como ler rótulos", promovida pela Junta de Freguesia local.
07h00 - quarta, 17/04/2019
CIMBAL aprova moção
sobre Notre Dame
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 15, por unanimidade, uma moção onde manifesta "a sua profunda solidariedade" com França devido ao incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial