07h00 - sexta, 13/07/2018

Somincor vai fazer estudo
sobre o seu impacto na região

Somincor vai fazer estudo sobre o seu impacto na região

A Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, vai realizar dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. Nesse sentido, o Inquérito de Percepção e o Estudo de Impacto Sócio-económico serão realizados, "de forma independente", por um conjunto de especialistas da Universidade de Lisboa nos cinco concelhos onde a mina tem "influência": Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Mértola.
"Pretendemos estabelecer um perfil psico-social que nos permita saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", explica ao "CA" o administrador-delegado da empresa.
Segundo Kenneth Norris, os dois estudos ajudarão também "a identificar os actuais impactos sócio-económicos, sejam positivos ou negativos, e a melhorar a forma como a Somicor cria e estabelece relações na região".
Os dados para a realização dos dois estudos serão recolhidos até ao final deste mês de Julho, sendo que no caso do Inquérito de Percepção serão realizadas 400 visitas aleatórias porta-a-porta na área de influência de Neves-Corvo.
Por sua vez, o Estudo de Impacto Sócio-económico será realizado com dados de fontes oficiais e entrevistas a representantes de municípios, aldeias adjacentes à mina de Neves-Corvo e outras entidades relevantes do Alentejo.
"Avançar com a realização destes estudos integrados é também o nosso sinal de transparência e vontade de construir uma comunicação aberta e bi-direccional com as comunidades, com espaço para ouvirmos percepções e preocupações sobre a nossa operação e os nossos impactos", acrescenta o administrador-delegado da Somincor.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 11/08/2018
FACES promove interior
do concelho de Odemira
As potencialidades do interior do concelho de Odemira vão estar em destaque até quarta-feira, 15, na aldeia de Sabóia, que recebe mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas de Sabóia (FACES).
07h00 - sábado, 11/08/2018
"Dias radicais" no
concelho de Mértola
A vila de Mértola, a serra de Alcaria e a Mina de São Domingos recebem entre este sábado e terça-feira, dias 11 a 14 de Agosto, mais uma edição da "Mértola Radical".
07h00 - sábado, 11/08/2018
Feira do Pão em
S. Miguel do Pinheiro
A "arte" pão alentejano vai estar em destaque neste sábado, 11 de Agosto, na aldeia de São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, com a quinta edição da Feira do Ciclo do Pão.
07h00 - sábado, 04/08/2018
Semana Cultural
na Cabeça Gorda
Arranca neste sábado, 4 de Agosto, na aldeia da Cabeça Gorda, no concelho de Beja, mais uma edição da "Semana Cultural", organizada pela Associação de Jovens "Carpe Diem na Aldeia".
07h00 - sábado, 04/08/2018
Animação no Almograve,
Milfontes e Zambujeira
As noites de Verão nas localidades de Almograve, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, todas no concelho de Odemira, vão ter bastante animação, promovida pela Câmara Municipal local.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial