07h00 - sexta, 13/07/2018

Somincor vai fazer estudo
sobre o seu impacto na região

Somincor vai fazer estudo sobre o seu impacto na região

A Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, vai realizar dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. Nesse sentido, o Inquérito de Percepção e o Estudo de Impacto Sócio-económico serão realizados, "de forma independente", por um conjunto de especialistas da Universidade de Lisboa nos cinco concelhos onde a mina tem "influência": Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Mértola.
"Pretendemos estabelecer um perfil psico-social que nos permita saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", explica ao "CA" o administrador-delegado da empresa.
Segundo Kenneth Norris, os dois estudos ajudarão também "a identificar os actuais impactos sócio-económicos, sejam positivos ou negativos, e a melhorar a forma como a Somicor cria e estabelece relações na região".
Os dados para a realização dos dois estudos serão recolhidos até ao final deste mês de Julho, sendo que no caso do Inquérito de Percepção serão realizadas 400 visitas aleatórias porta-a-porta na área de influência de Neves-Corvo.
Por sua vez, o Estudo de Impacto Sócio-económico será realizado com dados de fontes oficiais e entrevistas a representantes de municípios, aldeias adjacentes à mina de Neves-Corvo e outras entidades relevantes do Alentejo.
"Avançar com a realização destes estudos integrados é também o nosso sinal de transparência e vontade de construir uma comunicação aberta e bi-direccional com as comunidades, com espaço para ouvirmos percepções e preocupações sobre a nossa operação e os nossos impactos", acrescenta o administrador-delegado da Somincor.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Feira do Campo 2019
realiza-se em Junho
A edição de 2019 da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, vai decorrer entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", anunciou a Câmara Municipal local, que organiza o evento.
07h00 - quarta, 16/01/2019
Blaya e Virgul
na Feira do Porco
Os cantores Blaya e Virgul são os primeiros nomes confirmados no cartaz da edição de 2019 da Feira do Porco Alentejano, que vai decorrer na vila de Ourique entre os dias 22 e 24 de Março.
07h00 - domingo, 13/01/2019
Mostra sobre Stan Lee
na Biblioteca de Odemira
Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Doutor Estranho ou Hulk são alguns dos super-heróis mais apreciados por miúdos (e graúdos) e têm em comum o facto de terem nascido da imaginação de Stan Lee.
07h00 - sábado, 12/01/2019
Vila de Colos recebe
"Sonoridades & Sabores"
O restaurante "Eira da Lagoa", na vila de Colos (concelho de Odemira), recebe neste sábado, 12 de Janeiro, a quinta sessão da edição de 2018-2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores 2018".
07h00 - sábado, 12/01/2019
"Auto de Natal"
nas ruas da Trindade
A aldeia de Trindade, no concelho de Beja, recebem neste sábado, 12, pelas 18h30, o tradicional "Auto de Natal", uma manifestação cultural secular que tem por base um documento, escrito a pena, com vários séculos de história do qual Mariana Lopes é "guardiã".

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial