07h00 - sexta, 13/07/2018

Somincor vai fazer estudo
sobre o seu impacto na região

Somincor vai fazer estudo sobre o seu impacto na região

A Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, vai realizar dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. Nesse sentido, o Inquérito de Percepção e o Estudo de Impacto Sócio-económico serão realizados, "de forma independente", por um conjunto de especialistas da Universidade de Lisboa nos cinco concelhos onde a mina tem "influência": Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Mértola.
"Pretendemos estabelecer um perfil psico-social que nos permita saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", explica ao "CA" o administrador-delegado da empresa.
Segundo Kenneth Norris, os dois estudos ajudarão também "a identificar os actuais impactos sócio-económicos, sejam positivos ou negativos, e a melhorar a forma como a Somicor cria e estabelece relações na região".
Os dados para a realização dos dois estudos serão recolhidos até ao final deste mês de Julho, sendo que no caso do Inquérito de Percepção serão realizadas 400 visitas aleatórias porta-a-porta na área de influência de Neves-Corvo.
Por sua vez, o Estudo de Impacto Sócio-económico será realizado com dados de fontes oficiais e entrevistas a representantes de municípios, aldeias adjacentes à mina de Neves-Corvo e outras entidades relevantes do Alentejo.
"Avançar com a realização destes estudos integrados é também o nosso sinal de transparência e vontade de construir uma comunicação aberta e bi-direccional com as comunidades, com espaço para ouvirmos percepções e preocupações sobre a nossa operação e os nossos impactos", acrescenta o administrador-delegado da Somincor.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde esteve em bom plano na edição de 2018 da Copa Buffalo, que decorreu no último domingo, 21 de Outubro, na cidade de Mafra.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Quem será o campeão
distrital em 2018-2019?
João Pinto, o antigo capitão do FC Porto, o homem cujo coração só tinha uma cor (o azul e branco), assinou nos anos 90 uma das tiradas mais utilizadas no "futebolês" nacional: "Prognósticos só no fim do jogo".
09h00 - domingo, 14/10/2018
Tarde de futebol
no distrito de Beja
A deslocação do FC Castrense a Vila Nova de Milfontes é um dos destaques da quarta jornada da Taça de Honra da 1ª divisão distrital, que se realiza na tarde deste domingo, 14 de Outubro, a partir das 16h00.
07h00 - quarta, 10/10/2018
Atleta de Aljustrel
brilhou no Mundial
Francisco Rocha, atleta do Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana (NARM), esteve em Setembro no Campeonato do Mundo de atletismo para veteranos, em Espanha, e obteve o quarto lugar nos 800 metros em Veteranos 55, estabelecendo um novo recorde nacional.
07h00 - domingo, 07/10/2018
FC Castrense recebe
Mineiro Aljustrelense
A recepção do FC Castrense ao Mineiro Aljustrelense é o grande destaque da terceira jornada da Taça de Honra da 1ª divisão distrital, que se realiza neste domingo, 7 de Outubro, às quatro da tarde.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial