07h00 - sexta, 13/07/2018

Somincor vai fazer estudo
sobre o seu impacto na região

Somincor vai fazer estudo sobre o seu impacto na região

A Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, vai realizar dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. Nesse sentido, o Inquérito de Percepção e o Estudo de Impacto Sócio-económico serão realizados, "de forma independente", por um conjunto de especialistas da Universidade de Lisboa nos cinco concelhos onde a mina tem "influência": Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Mértola.
"Pretendemos estabelecer um perfil psico-social que nos permita saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", explica ao "CA" o administrador-delegado da empresa.
Segundo Kenneth Norris, os dois estudos ajudarão também "a identificar os actuais impactos sócio-económicos, sejam positivos ou negativos, e a melhorar a forma como a Somicor cria e estabelece relações na região".
Os dados para a realização dos dois estudos serão recolhidos até ao final deste mês de Julho, sendo que no caso do Inquérito de Percepção serão realizadas 400 visitas aleatórias porta-a-porta na área de influência de Neves-Corvo.
Por sua vez, o Estudo de Impacto Sócio-económico será realizado com dados de fontes oficiais e entrevistas a representantes de municípios, aldeias adjacentes à mina de Neves-Corvo e outras entidades relevantes do Alentejo.
"Avançar com a realização destes estudos integrados é também o nosso sinal de transparência e vontade de construir uma comunicação aberta e bi-direccional com as comunidades, com espaço para ouvirmos percepções e preocupações sobre a nossa operação e os nossos impactos", acrescenta o administrador-delegado da Somincor.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Vaivém Oceanário
na cidade de Beja
O Vaivém Oceanário chega a Beja nesta segunda-feira, 22 de Outubro, ficando na cidade até ao próximo domingo, 28, numa iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial