07h00 - terça, 17/07/2018

Columbófilo de Entradas
ganha título distrital

Columbófilo de Entradas ganha título distrital

Paulo Bárbara, columbófilo de Entradas, no concelho de Castro Verde, garantiu pela terceira vez o título distrital na Geral (categoria que soma os resultados obtidos nas vertentes de Velocidade, Meio-Fundo e Fundo), vencendo a Zona Sul em 2018.
"Como em todas as modalidades, a gente trabalha sempre para ganhar. E eu trabalho sempre para ser campeão em todas as categorias", explica ao "CA" o columbófilo de 52 anos, orgulhoso das suas conquistas. "Às vezes torna-se difícil, pois jogar o bom a todas as provas torna-se complicado. Mas eu gosto de ganhar em todas", acrescenta a sorrir Paulo Bárbara, que concorre pela Sociedade Columbófila Asas Verdes, de Castro Verde, e que soma já três títulos distritais na Geral: dois em nome próprio e mais um pela Dupla de Entradas.
O tempo agora é de descompressão, sem o rigor dos horários e com treinos mais livres, mas Paulo Bárbara já pensa em novas conquistas na temporada de 2019. "Quero ganhar tudo: Velocidade, Meio-Fundo, Fundo e Geral", anuncia.
Antes haverá ainda a Exposição Distrital, que depois permite o acesso à Exposição Nacional. "Sou capaz de ter dois ou três pombos capazes de irem à Exposição Nacional. O ano passado tive uma [pomba] em Fundo, que ficou em terceiro lugar no distrito e em sexto a nível nacional. Este ano essa mesma fêmea é capaz de subir, porque tem umas boas classificações de fundo outra vez", afiança o columbófilo entradense, reconhecendo que ganhar a Exposição Nacional "é um bocadinho mais complicado".
"Mas já estive perto disso e tive azar. Tinha uma fêmea que tinha coeficiente para ser campeã nacional, mas perdi-a. É assim a vida", lamenta.
Os pombos e a columbofilia sempre foram uma paixão para Paulo Bárbara. Tanto que mesmo quando estava emigrado na Suíça já sonhava com o regresso a Portugal, consumado em 2005, para… poder voltar a competir!
"Pensei sempre que havia de voltar para Portugal para ser campeão nos pombos. E consegui! Em Entradas nunca ninguém tinha conseguido ser campeão da Geral e já se concorre aqui há cerca de 30 anos. E eu fui o único entradense que conseguiu bater os homens do [resto do] distrito", nota com orgulho.
Mas porquê este gosto pela columbofilia? "É inexplicável, nasce com a gente", responde de pronto Paulo Bárbara, cuja paixão o faz trabalhar todos os dias com a sua colónia de cerca de 200 pombos.
"São tratados de manhã e depois à tarde. É preciso muito trabalho, muita dedicação, muitas horas de esforço… Mas faço isto com gosto e quanto mais luta há, mais vontade tenho de trabalhar", remata.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Feira do Campo 2019
realiza-se em Junho
A edição de 2019 da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, vai decorrer entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", anunciou a Câmara Municipal local, que organiza o evento.
07h00 - quarta, 16/01/2019
Blaya e Virgul
na Feira do Porco
Os cantores Blaya e Virgul são os primeiros nomes confirmados no cartaz da edição de 2019 da Feira do Porco Alentejano, que vai decorrer na vila de Ourique entre os dias 22 e 24 de Março.
07h00 - domingo, 13/01/2019
Mostra sobre Stan Lee
na Biblioteca de Odemira
Homem-Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Doutor Estranho ou Hulk são alguns dos super-heróis mais apreciados por miúdos (e graúdos) e têm em comum o facto de terem nascido da imaginação de Stan Lee.
07h00 - sábado, 12/01/2019
Vila de Colos recebe
"Sonoridades & Sabores"
O restaurante "Eira da Lagoa", na vila de Colos (concelho de Odemira), recebe neste sábado, 12 de Janeiro, a quinta sessão da edição de 2018-2019 do roteiro "Sonoridades & Sabores 2018".
07h00 - sábado, 12/01/2019
"Auto de Natal"
nas ruas da Trindade
A aldeia de Trindade, no concelho de Beja, recebem neste sábado, 12, pelas 18h30, o tradicional "Auto de Natal", uma manifestação cultural secular que tem por base um documento, escrito a pena, com vários séculos de história do qual Mariana Lopes é "guardiã".

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial