00h00 - sexta, 13/07/2018

Cante alentejano nas
escolas de Aljustrel

Cante alentejano nas escolas de Aljustrel

Valorizar o cante alentejano e incutir nos mais novos o gosto por esta forma de cantar o Alentejo foram os grandes objectivos do projecto que a Câmara de Aljustrel promoveu, ao longo de 2017-2018, nas turmas do ensino pré-escolar das escolas do concelho.
A iniciativa envolveu cerca de 200 crianças do pré-escolar, assim como algumas turmas do primeiro ciclo do ensino básico, dos três aos 10 anos. Na prática, o projecto funcionou através de aulas práticas, durante as quais os elementos dos diversos grupos corais do concelho mostraram aos mais novos como cantar uma das modas do repertório do grupo, cuja prática foi posteriormente desenvolvida em contexto pedagógico.
As sessões decorreram durante o período lectivo e culminaram com os espectáculos de final de ano de cada escola do concelho, onde contaram com uma actuação em conjunto das crianças e elementos dos grupos corais.
"Envolver elementos dos grupos corais neste projecto de ensino do cante às crianças teve como objectivo não só valorizar o cante, como incutir o gosto para esta forma tão peculiar de cantar nos mais jovens, na esperança de um dia alguns deles poderem integrar um dos grupos corais do concelho, de maneira a perpetuar os grupos corais e não deixar morrer o cante alentejano", sublinha ao "CA" fonte da autarquia.
De acordo com a mesma fonte, e devido "ao sucesso alcançado, é intenção da Câmara Municipal continuar com o projecto" em 2018-2019.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
07h00 - quarta, 17/04/2019
Junta de Mértola
ensina a ler rótulos
A Casa das Artes Mário Elias, na vila de Mértola, recebe nesta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 21h00, a sessão "Como ler rótulos", promovida pela Junta de Freguesia local.
07h00 - quarta, 17/04/2019
CIMBAL aprova moção
sobre Notre Dame
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 15, por unanimidade, uma moção onde manifesta "a sua profunda solidariedade" com França devido ao incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial