00h00 - sexta, 13/07/2018

Cante alentejano nas
escolas de Aljustrel

Cante alentejano nas escolas de Aljustrel

Valorizar o cante alentejano e incutir nos mais novos o gosto por esta forma de cantar o Alentejo foram os grandes objectivos do projecto que a Câmara de Aljustrel promoveu, ao longo de 2017-2018, nas turmas do ensino pré-escolar das escolas do concelho.
A iniciativa envolveu cerca de 200 crianças do pré-escolar, assim como algumas turmas do primeiro ciclo do ensino básico, dos três aos 10 anos. Na prática, o projecto funcionou através de aulas práticas, durante as quais os elementos dos diversos grupos corais do concelho mostraram aos mais novos como cantar uma das modas do repertório do grupo, cuja prática foi posteriormente desenvolvida em contexto pedagógico.
As sessões decorreram durante o período lectivo e culminaram com os espectáculos de final de ano de cada escola do concelho, onde contaram com uma actuação em conjunto das crianças e elementos dos grupos corais.
"Envolver elementos dos grupos corais neste projecto de ensino do cante às crianças teve como objectivo não só valorizar o cante, como incutir o gosto para esta forma tão peculiar de cantar nos mais jovens, na esperança de um dia alguns deles poderem integrar um dos grupos corais do concelho, de maneira a perpetuar os grupos corais e não deixar morrer o cante alentejano", sublinha ao "CA" fonte da autarquia.
De acordo com a mesma fonte, e devido "ao sucesso alcançado, é intenção da Câmara Municipal continuar com o projecto" em 2018-2019.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 14/08/2018
Tradição e festa
na vila de Ourique
Manda a tradição que a 15 de Agosto se celebre Santa Maria e que em Ourique haja festa rija.
07h00 - terça, 14/08/2018
Festas de Santa Maria
na vila de Messejana
A vila de Messejana vai estar bem animada entre esta terça-feira e sábado, 14 a 18 de Agosto, com as tradicionais festas em honra de Santa Maria.
07h00 - terça, 14/08/2018
GNR apreende armas
e munições em Almodôvar
A GNR deteve um homem e apreendeu 25 armas em Almodôvar na passada semana, no âmbito de uma investigação por ameaça com arma de fogo que decorria desde o passado mês de Junho.
07h00 - segunda, 13/08/2018
BE questiona Governo
sobre avaria de comboio
Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram o Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, sobre a recente avaria da automotora entre Alvito e Vila Nova de Baronia na linha ferroviária de Beja.
07h00 - segunda, 13/08/2018
Deputado do PS elogia
medidas do Governo
O Governo já autorizou a despesa de cerca de quatro milhões de euros para a construção do novo Palácio de Justiça na cidade de Beja, decisão que é elogiada pelo deputado do PS eleito pelo distrito de Beja.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial