07h00 - quinta, 12/07/2018

Odemira recebe
colóquio de educação

Odemira recebe colóquio de educação

A flexibilização de currículos, aberta a todos os agrupamentos de escolas a partir do próximo ano lectivo de 2018-2019, estará no centro do debate agendado para esta quinta-feira, 12 de Julho, em Odemira. O Colóquio Anual de Educação subordinado ao tema "Flexibilização Curricular" é promovido pela Câmara de Odemira e vai decorrer ao longo de todo o dia.
Dirigido à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e a todos os profissionais da área da Educação, o debate arranca às 9h30 no cine-teatro Camacho Costa, sendo que a sessão de abertura vai estar a cargo do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Segue-se a apresentação do novo enquadramento legislativo, por Nádia Ferreira (da Direcção-Geral de Educação), e a conferência "Flexibilização Curricular", por Sofia Ramalho (da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Ainda durante a manhã serão apresentados três exemplos de "boas práticas" nesta área pelos responsáveis da Escola da Boa Água (jardim-de-infância e primeiro ciclo), do Agrupamento Escolas de Estarreja (segundo e terceiro ciclo) e da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho (ensino secundário). A moderação estará a cargo de Telma Guerreiro, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Odemira.
De tarde, a partir das 14h00, o debate é "transferido" para a escola do primeiro ciclo de Odemira, onde serão dinamizadas oficinas práticas dedicadas ao tema "Como implementar a flexibilização curricular na minha escola?", com momentos de discussão prática em grupos com os oradores. A sessão de encerramento está agendada para as 16h30.
O Colóquio Anual de Educação é dinamizado no âmbito do projecto municipal ODETE/Odemira Território Educativo, que pretende afirmar Odemira "como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população".
O programa visa ainda a "definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às características do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.
07h00 - segunda, 17/09/2018
CIMBAL apresenta contributos
ao Plano Nacional de Investimentos
A modernização e electrificação da linha ferroviária do Alentejo e a afirmação do aeroporto de Beja como a Lisboa e Faro são duas das propostas apresentadas pela CIMBAL para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
07h00 - segunda, 17/09/2018
CIMAL quer fundos da UE
para água e saneamento
Os presidentes das cinco câmaras que foram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reúnem nesta segunda-feira, 17 de Setembro, em Lisboa, com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial