00h00 - sexta, 06/07/2018

Presidente da CM Almodôvar:
"FACAL é uma festa de cultura"

Presidente da CM Almodôvar: "FACAL é uma festa de cultura"

No dia em que arranca mais uma edição da FACAL, o presidente da Câmara de Almodôvar enaltece a importância do evento, destacando o facto de a feira ser o mote para o reencontro entre almodovarenses. "É um momento em que juntamos aqueles que não estão em Almodôvar e que têm Almodôvar no coração àqueles almodovarenses que vivem cá e que gostam de se divertir", diz António Bota em entrevista ao "CA".

Sente que a FACAL é o grande momento do ano para Almodôvar e para os almodovarenses?
É um dos grandes momentos do ano, pois o concelho de Almodôvar faz, todos os dias, a promoção dos seus produtos, dos seus produtores e da sua cultura. Mas a FACAL é, de facto, um evento que está no seu total crescimento em termos de qualidade e de reconhecimento do público. É um momento em que juntamos aqueles que não estão em Almodôvar e que têm Almodôvar no coração àqueles almodovarenses que vivem cá e que gostam de se divertir. E é um momento em que gentes de concelhos limítrofes de Almodôvar nos visitam para apreciar a nossa culinária, o nosso saber receber, a nossa gastronomia e a nossa cultura. Portanto, é um dos bons momentos em que Almodôvar se destaca dos restantes concelhos.

Espera três dias de "casa cheia"?
A "casa cheia" está assegurada, até porque temos uma parte artística bem formulada. Mas a FACAL não é apenas uma festa de artistas – é uma festa de cultura, uma festa de gerações, uma festa de encontros e reencontros. Portanto, tenho a certeza que a casa estará cheia!

Que peso tem a FACAL na economia local?
Muito! São as pessoas que vêm e ficam alojadas, aquelas que vêm almoçar e jantar, são aqueles que têm stands na feira que vendem mais produtos… E, muito especialmente, são os nossos produtores e artesãos que têm aqui uma oportunidade de divulgar os seus produtos, de serem notados e apreciados em Almodôvar e por esse país fora.

Fora os concertos, que destaca no programa da FACAL 2018?
Gostaria de destacar a mostra gastronómica que temos no concelho e também o nosso stand de produtos de Almodôvar e o stand do Provere, um programa de valorização dos recursos endógenos em que temos uma aposta muito grande e onde somos líderes. E há ainda aquilo que é nosso e que ninguém nos rouba, que é o saber receber carinhosamente e com o ensejo que as pessoas fiquem mais tempo e voltem sempre que queiram.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.
07h00 - segunda, 17/09/2018
CIMBAL apresenta contributos
ao Plano Nacional de Investimentos
A modernização e electrificação da linha ferroviária do Alentejo e a afirmação do aeroporto de Beja como a Lisboa e Faro são duas das propostas apresentadas pela CIMBAL para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
07h00 - segunda, 17/09/2018
CIMAL quer fundos da UE
para água e saneamento
Os presidentes das cinco câmaras que foram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reúnem nesta segunda-feira, 17 de Setembro, em Lisboa, com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial