07h00 - quarta, 13/06/2018

Castro: CDU contesta cortes,
PS critica "herança" da CDU

Castro: CDU contesta cortes, PS critica "herança" da CDU

O ajustamento dos protocolos de cooperação que a Câmara de Castro Verde mantém com as juntas de freguesia do concelho, aprovado na passada semana, é contestado pela CDU, que por sua vez é "alvo" de duras críticas por parte do Partido Socialista.
Para os comunistas, a decisão do executivo municipal "contraria as promessas eleitorais do PS" e "os compromissos assumidos" pelo presidente da Câmara no início do mandato, tratando-se "de uma manifesta vontade de asfixiar a autonomia e a capacidade de realização das juntas de freguesia rurais", "todas de maioria CDU".
"A CDU Castro Verde rejeita o argumento que esta opção política seja fruto da 'herança' que a CDU deixou, ou da actual situação financeira da Câmara Municipal. A CDU geriu a Câmara no último mandato com, sensivelmente, as mesmas receitas que o PS tem hoje à sua disposição e nunca optou por penalizar as juntas de freguesia nas transferências para investimento", argumenta.
Por seu lado, a Concelhia de Castro Verde do PS veio a público lamentar que, "depois de conduzir a Câmara Municipal de Castro Verde ao mau estado financeiro que tem neste momento", o vereador Francisco Duarte e a CDU "ainda tenham a ousadia de acusar o executivo do PS de falta de 'engenho e criatividade' na gestão da autarquia".
"Ou seja, para a CDU tudo devia continuar como sempre foi e o executivo do PS devia ter 'engenho e criatividade' para continuar a permitir o agravamento da situação financeira da Câmara Municipal. Temos de dizê-lo com clareza: é preciso muita falta de responsabilidade para pensar assim", frisa o PS de Castro Verde em comunicado enviado ao "CA", lembrando que no final de 2017 a autarquia apresentava uma dívida a fornecedores "superior a um milhão de euros".
"Depois de nove anos a gerir a Câmara e de a levar ao estado em que está na área financeira, o vereador Francisco Duarte e a CDU entendem que o executivo do PS deveria continuar a 'assobiar para o lado' e, lamentavelmente, querem enganar os castrenses, tentando passar a ideia que nada têm a ver com o grave problema que criaram no concelho", acrescentam os socialistas, concluindo: "Na verdade, só há dois responsáveis pela situação que a Câmara Municipal de Castro Verde está a passar: Francisco Duarte e a CDU".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/06/2018
AgdA investe no abastecimento
ao concelho de Odemira
A empresa Águas Públicas do Alentejo (Agd) vai investir cerca de 2,6 milhões de euros na melhoria do abastecimento de água às localidades de Fornadas Velhas (Odemira), Foros do Locário e Ermidas-Sado (Santiago do Cacém) a partir da ETA do Roxo.
07h00 - terça, 19/06/2018
Misericórdia de Ourique
requalificou creche
A Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO) inaugura nesta terça-feira, 19, pelas 11h30, o edifício da creche e pré-escolar Carlos Manuel Castro e Nunes, que foi alvo de profundas obras de requalificação.
00h00 - segunda, 18/06/2018
DORBE do PCP elege
executivo e secretariado
São 14 os militantes que compõem o novo executivo da Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP, eleita no passado dia 10, em Cuba, durante a IX Assembleia Regional.
00h00 - segunda, 18/06/2018
Castro Verde com
novo modelo de ATL
A Câmara de Castro Verde concebeu um modelo "completamente novo" para as Actividades de Tempos Livres (ATL) de crianças no Verão, com mais vagas e horário completo.
00h00 - domingo, 17/06/2018
Voluntariado jovem
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel voltou a associar-se ao programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas", do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que vai decorrer de 1 de Julho a 15 de Setembro.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial