00h00 - segunda, 28/05/2018

Bombeiros de Almodôvar
tem quatro novas viaturas

Bombeiros de Almodôvar tem quatro novas viaturas

Os Bombeiros Voluntários de Almodôvar (BVA) contam com quatro novas viaturas ao serviço, todas para melhorar a sua capacidade de resposta na área do socorro e saúde.
Entre as novas viaturas, três delas foram recentemente adquiridas: uma ambulância de transporte de doentes e outra de transporte de doentes múltipla, além de um veículo dedicado ao transporte de doentes. A estas junta-se uma ambulância de socorro, através da reconversão de uma ambulância de transporte de doentes.
"Era necessário aumentar o número de veículos desta tipologia ao serviço do corpo de Bombeiros, dadas as necessidades que se têm vindo a verificar", explica ao "CA" o presidente da Associação Humanitária dos BVA, Jorge Alves.
A apresentação dos novos veículos foi um dos momentos altos do 40º aniversário da corporação, celebrado neste mês de Maio. Uma data que, para Jorge Alves, representa "a afirmação de uma instituição que se orgulha do seu passado" e que sabe aquilo que representa para a população.
"Temos absoluta consciência dos nossos pontos forte e pontos fracos e dos constrangimentos e oportunidades que temos ao operar num concelho como Almodôvar. Este conhecimento permite-nos enfrentar o futuro mais imediato, isto é no horizonte 2018-2020", sublinha o presidente dos BVA.
Cumpridos 40 anos de existência, a corporação almodovarense enfrenta o futuro com muitos desafios. Desde logo ter mais que os actuais 50 bombeiros.
"Esta é a realidade de todos os concelhos do interior do país. Associado a esta questão está o factor económico/financeiro. Não existe capacidade para pagar ordenados que façam face aos oferecidos por algumas empresas a operar no território, com a consequente diminuição de efectivos", alerta Jorge Alves.
A modernização das instalações do quartel é outra das prioridades assumidas pelo presidente dos BVA, assim como o reforço da frota de viaturas pesadas de incêndio.
"As duas existentes, apesar de operacionais a 100%, apresentam já muitos anos de serviço. E duas viaturas deste tipo para cerca de 780 km2 é manifestamente insuficiente", vinca Jorge Alves, lembrando que uma candidatura a fundos comunitários para a aquisição duma viatura destas não foi aceite "por existirem poucas ocorrências (incêndios) e pelo fraco número de habitantes". "Isto é inconcebível", critica.
Ao mesmo tempo, Jorge Alves defende a necessidade de uma "mudança de mentalidades", no sentido de haver mais pessoas, empresas ou instituições da região a ajudar os bombeiros.
"Este é, sem dúvida, o maior dos desafios. E começa em cada um de nós e deveria ser tanto mais consciente quanto mais importância se tem nos diferentes campos sociais e profissionais onde se actua", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 24/06/2018
PCP defende mais
investimento na ferrovia
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP veio a público exigir investimentos na rede ferroviária da região e uma política de mobilidade que "assegure desenvolvimento" do distrito.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Festa da escola de
bombeiros de Castro
A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Castro Verde promove neste sábado, 23 de Junho, a festa de encerramento do ano lectivo 2017-2018, que marcou o arranque do projecto.
00h00 - sexta, 22/06/2018
CM Odemira com
alterações nos BU Kiosk
Melhorar o serviço de atendimento ao público nos BU Kiosk é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a alteração nos dias de funcionamento deste serviço nas localidades de Colos, Sabóia, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.
07h00 - quinta, 21/06/2018
Mértola oferece
manuais escolares
A Câmara Municipal de Mértola vai começar a oferecer manuais escolares também aos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade no concelho durante o próximo ano lectivo de 2018-2019.
07h00 - quinta, 21/06/2018
ULSBA recebe prémio
da Ordem dos Psicólogos
O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, entrega nesta quinta-feira, 21, pelas 16h00, uma menção honrosa à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (USLBA), no àmbito dos "Healthy Workplaces 2017".

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial