07h00 - terça, 15/05/2018

Violência doméstica
aumenta no distrito

Violência doméstica aumenta no distrito

O Relatório Anual de Segurança Interna de 2017 revela que o distrito de Beja registou no último ano um aumento de 4,5% nas situações de violência doméstica apresentadas às forças de segurança. Ainda assim, Beja continua a ser um dos dois distritos do país que regista a menor taxa de incidência de situações apresentadas às autoridades.
"Isto não significa que as situações não existam, muito pelo contrário! Significa que ainda estamos, no nosso território, numa fase em que o trabalho precisa incidir muito na 'desocultação' do fenómeno. É necessário investir ainda muito na sensibilização, mostrar às pessoas o que é violência doméstica (que não é apenas violência física) e que existem serviços com recursos disponíveis para apoiar estas situações e contribuir para a eliminação da violência", observa Marina Brito.
Para confirmar este quadro, a coordenadora do Gabinete VERA da Esdime, que dá resposta nesta área nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, revela que este serviço recebeu no primeiro trimestre de 2018 um número de queixas que representa 43% das novas situações registadas em todo o ano de 2017.
"Estes números poderiam sugerir um aumento do número de situações. Contudo, mais uma vez, consideramos que passa pelo facto de a resposta estar agora neste território mais divulgada e por isso existir uma maior procura, quer por parte da comunidade quer dos serviços que encaminham situações", justifica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Deputada do PSD
questiona Governo
A deputado do PSD eleita por Beja questionou o Governo sobre diversas matérias nesta semana, durante as audições aos ministros para discussão do Orçamento do Estado para 2019.
07h00 - sábado, 17/11/2018
ACOS reforça apoio
técnico a agricultores
Aconselhar, identificar e orientar os agricultores "na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na protecção do ambiente" são os objectivos do novo serviço de apoio técnico da associação ACOS-Agricultores do Sul.
07h00 - sábado, 17/11/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
A Concelhia de Odemira do Partido Socialista promove neste sábado, 17 de Novembro, ao fim da tarde, um jantar para assinalar duas décadas de gestão autárquica no concelho.
07h00 - sábado, 17/11/2018
Greve de 1918
debatida em Odemira
O centenário da greve nacional de 1918 é o mote do colóquio que a Associação GESTO-Grupo de Estudos do Território de Odemira promove neste sábado, 17, no auditório do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Odemira.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial