07h00 - segunda, 14/05/2018

Monoculturas intensivas
preocupam autarcas

Monoculturas intensivas preocupam autarcas

Os autarcas do Baixo Alentejo estão preocupados com os impactos sociais e ambientais causados pelo crescimento das áreas de monoculturas intensivas e super-intensivas na região, sobretudo na zona de influência do Alqueva.
Numa moção apresentada pela CDU e aprovada por maioria em Abril, a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) defende ser "fundamental garantir um desenvolvimento integral e sustentado do território, garantindo a melhoria das condições de vida das populações, fruto da evolução económica resultante da actividade agrícola".
"A qualidade de vida e saúde ambientais são pilares das comunidades, pelo que exigimos do Governo e restantes responsáveis a criação de um sistema de monitorização de indicadores ambientais, demográficos e sócio-económicos e de mitigação dos impactos, para a saúde pública e outros, nas regiões que estão a sofrer alterações profundas da sua estrutura agrária e/ ou produtiva, nomeadamente onde há intensificação da produção e expansão de monoculturas e ainda a criação de normas legais, de co-responsabilização, das empresas de prestação de serviços e utilizadoras do trabalho sem direitos e sem dignidade", acrescenta a moção.
O documento vai ser enviado ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/02/2019
"PSD tem que sair
da Praça da República"
O empresário Gonçalo Valente, 38 anos, é o novo presidente da Distrital de Beja do PSD e em entrevista ao "CA" revela as prioridades dos sociais-democratas da região para os próximos dois anos.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Resialentejo recolhe
tampas de plástico
A empresa intermunicipal Resialentejo, que opera em oito concelhos do distrito de Beja, estabeleceu um protocolo com a "Coração Delta", do Grupo Nabeiro, para a dinamização do projecto "Dê Uma Tampa".
07h00 - sexta, 22/02/2019
Odemira eleita na Rede
das Cidades Educadoras
A Câmara de Odemira foi reeleita, pela terceira vez, para a comissão coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores, que é constituída por 74 municípios de Norte a Sul do país.
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".

Data: 22/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial