00h00 - sábado, 05/05/2018

"Terras Sem Sombra"
no concelho de Beja

"Terras Sem Sombra" no concelho de Beja

O festival "Terras Sem Sombra" chega neste fim-de-semana, 5 e 6, ao concelho de Beja, recordando as "cartas de amor" da soror Mariana do Alcoforado e dando a conhecer a proximidade entre o cante alentejano e as polifonias da Córsega (França).
Num festival que junta a música com a divulgação do património e a salvaguarda da biodiversidade, em Beja a iniciativa arranca na tarde deste sábado, 5 de Maio, pelas 15h00, com a "Rota de Mariana", que antecipa a celebração do 350º aniversário da publicação de Cartas Portuguesas, em 2019.
A visita, guiada pelos historiadores Florival Baiôa Monteiro e José António Falcão, partirá do Museu Regional e irá passar pelos monumentos e sítios que conservam a memória da célebre "freira de Beja".
À noite será a vez de a música ecoar, com o principal ensemble corso da actualidade, o "Barbara Furtuna Voix Corses", a apresentar pelas 21h30, na igreja da Pousada de São Francisco, o concerto "O Canto na Ilha da Liberdade". Em palco vão estar Jean-Philippe Guissani, Maxime Merlandi, Jean-Pierre Marchetti e André Dominici, que interpretarão um alinhamento com composições religiosas e profanas representativo da polifonia da Córsega.
A passagem do "Terras Sem Sombra" por Beja termina às 10h00 de domingo, 6 de Maio, na Herdade dos Grous (freguesia de Albernoa), com um passeio interactivo para a observação de aves guiado pelo biólogo Luís Salvador e pelo médico Dinis Cortes, grandes conhecedores da fauna da região.
O festival "Terras Sem Sombra" é uma organização da associação Pedra Angular, em parceria com as autarquias.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 11/08/2018
FACES promove interior
do concelho de Odemira
As potencialidades do interior do concelho de Odemira vão estar em destaque até quarta-feira, 15, na aldeia de Sabóia, que recebe mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas de Sabóia (FACES).
07h00 - sábado, 11/08/2018
"Dias radicais" no
concelho de Mértola
A vila de Mértola, a serra de Alcaria e a Mina de São Domingos recebem entre este sábado e terça-feira, dias 11 a 14 de Agosto, mais uma edição da "Mértola Radical".
07h00 - sábado, 11/08/2018
Feira do Pão em
S. Miguel do Pinheiro
A "arte" pão alentejano vai estar em destaque neste sábado, 11 de Agosto, na aldeia de São Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, com a quinta edição da Feira do Ciclo do Pão.
07h00 - sábado, 04/08/2018
Semana Cultural
na Cabeça Gorda
Arranca neste sábado, 4 de Agosto, na aldeia da Cabeça Gorda, no concelho de Beja, mais uma edição da "Semana Cultural", organizada pela Associação de Jovens "Carpe Diem na Aldeia".
07h00 - sábado, 04/08/2018
Animação no Almograve,
Milfontes e Zambujeira
As noites de Verão nas localidades de Almograve, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, todas no concelho de Odemira, vão ter bastante animação, promovida pela Câmara Municipal local.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial