07h00 - quarta, 02/05/2018

Olival e amendoal
são culturas rentáveis

Olival e amendoal são culturas rentáveis

Observador atento da realidade agrícola do Alentejo, o presidente da ACOS-Agricultores do Sul considera que o regadio "tem perspectivas de futuro", ao passo que o sequeiro "está igual ao que era há muitos anos atrás".
De acordo com Rui Garrido, verifica-se uma tendência de preços "muito baixos" nas principais culturas anuais, o que leva os agricultores a fazerem "outro tipo de culturas".
"Os sectores do azeite e da amêndoa, continuam de boa saúde financeira (na nossa região, estão plantados seis a sete mil hectares de amendoal). Portanto, o agricultor é levado a fazer este tipo de culturas permanentes – também se têm feito algumas nogueiras e outras fruteiras - em detrimento das culturas anuais", nota o presidente da ACOS.
Rui Garrido sublinha ainda que dentro da pecuária "há uma fileira que se tem mantido estável nos últimos anos e que está relacionada com o porco alentejano". "Já os bovinos e os ovinos mantêm-se aos preços que tinham aqui há muitos anos atrás", acrescenta, concluindo que para uma exploração pecuária ser rentável no Alentejo "tem que ser extensiva, ter dimensão".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Governo apoia projecto do zinco da Somincor
O Governo já aprovou a minuta do contrato fiscal de investimento a celebrar entre o Estado e a Somincor, proprietária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, no âmbito do projecto da empresa para a expansão da produção de zinco, avaliado em 256 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Resialentejo aprova
orçamento de 2019
A empresa intermunicipal Resialentejo aprovou no final da passada semana, em Assembleia Geral, o seu Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para o próximo ano de 2019, que prevê uma despesa de 4,8 milhões de euros e uma receita de cinco milhões.
07h00 - sexta, 12/10/2018
CM Mértola com bom
desempenho financeiro
A Câmara de Mértola surge no 18º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão no "Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017", elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
07h00 - sexta, 28/09/2018
Fábrica das Fortes investe
1,2 milhões para reabrir
A empresa AZPO-Azeites de Portugal já investiu cerca de 1,2 milhões de euros na sua unidade industrial de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, no sentido de reabrir a tempo da nova campanha olivícola.
07h00 - terça, 25/09/2018
ACOS faz balanço
positivo de novo serviço
A ACOS-Associação de Agricultores do Sul faz um balanço positivo do primeiro ano de funcionamento do seu novo Serviço Comercial de Ovinos, que garantiu a comercialização para fora do país de mais de nove mil animais.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial