07h00 - quarta, 02/05/2018

Olival e amendoal
são culturas rentáveis

Olival e amendoal são culturas rentáveis

Observador atento da realidade agrícola do Alentejo, o presidente da ACOS-Agricultores do Sul considera que o regadio "tem perspectivas de futuro", ao passo que o sequeiro "está igual ao que era há muitos anos atrás".
De acordo com Rui Garrido, verifica-se uma tendência de preços "muito baixos" nas principais culturas anuais, o que leva os agricultores a fazerem "outro tipo de culturas".
"Os sectores do azeite e da amêndoa, continuam de boa saúde financeira (na nossa região, estão plantados seis a sete mil hectares de amendoal). Portanto, o agricultor é levado a fazer este tipo de culturas permanentes – também se têm feito algumas nogueiras e outras fruteiras - em detrimento das culturas anuais", nota o presidente da ACOS.
Rui Garrido sublinha ainda que dentro da pecuária "há uma fileira que se tem mantido estável nos últimos anos e que está relacionada com o porco alentejano". "Já os bovinos e os ovinos mantêm-se aos preços que tinham aqui há muitos anos atrás", acrescenta, concluindo que para uma exploração pecuária ser rentável no Alentejo "tem que ser extensiva, ter dimensão".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 21/05/2019
Governo visita projectos
apoiados por fundos europeus
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, vai estar nesta terça-feira, 21 de Maio, na região do Alentejo, onde irá visitar vários projectos apoiados por fundos europeus.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).
07h00 - quarta, 08/05/2019
"Quanta" casa se
compra no distrito?
Fazendo contas ao rendimento médio anual de uma família em cada um dos 14 concelhos do distrito, é em Castro Verde que se consegue adquirir a maior casa em área caso se recorra a um empréstimo bancário com a duração de 40 anos e tenha os 20% necessários para a entrada.
07h00 - terça, 07/05/2019
Competitividade
e inovação em Beja
O IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação promove nesta terça-feira, 7, em Beja, a sexta edição dos "Encontros para a Competitividade e Inovação", que contará com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.
07h00 - segunda, 06/05/2019
Projecto-piloto
da Altice em Beja
O concelho de Beja vai ser um dos primeiros seis do país a ficar com 100% de cobertura de fibra óptica, fruto de um projecto-piloto que a empresa Altice está a dinamizar e que ficará concretizado até final de Junho.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial