07h00 - terça, 13/03/2018

ULSBA participa em
estudo internacional

ULSBA participa em estudo internacional

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alntejo (ULSBA), através do seu Serviço de Cirurgia Geral, é uma das 370 entidades de todo o mundo que integra o estudo prospectivo internacional "Ileus MAnaGement INtErnational–IMAGINE study".
Promovida pela Surgical Research Collaboratives in the UK (Inglaterra) e pela EuroSurg–The European Surgical Research Network (presente em vários países da Europa, incluindo Portugal), a investigação tem por objectivos, por um lado, caracterizar a incidência do íleo pós-operatório e seu manuseamento clínico numa coorte internacional de doentes submetidos a cirurgia colo-rectal electiva e, por outro lado, avaliar o efeito e a segurança da utilização de anti-inflamatórios não-esteróides após esse tipo de cirurgia.
"Este estudo permite que doentes operados na ULSBA possam ser incluídos num estudo multicêntrico, contribuindo com dados clínicos essenciais para a produção de evidência científica que, eventualmente, possa levar a alteração de práticas clínicas para medidas mais actuais e acertadas", sublinha ao "CA" a directora do Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde.
Nesse sentido, continua Fátima Caratão, a ULSBA irá contribuir para a investigação "com dados clínicos de doentes operados a cirurgia do cólon e recto, […] respeitando obviamente o factor confidencialidade". "O principal objectivo é identificar factores de risco e causas para o ileus pós-operatório, uma complicação muito comum neste tipo de cirurgia", acrescenta a clínica.
Fátima Caratão reconhece ainda a participação no estudo permite, igualmente, aos profissionais da Cirurgia Geral da ULSBA adquirirem "experiência em metodologia de ensaios clínicos, essencial a uma prática clínica actual".
"Actualmente a actividade clínica é regida por práticas com base em evidência científica. De forma a progredirmos e a dispormos desta mesma evidência, é necessária a participação e a inclusão em estudos de qualidade, de forma a podermos prestar os melhores cuidados ao doente. Para além disto, o estudo permite que os profissionais de Cirurgia Geral da ULSBA contactem e desenvolvam conhecimentos em investigação clínica, estando mais alerta para esta realidade", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.
07h00 - quarta, 17/04/2019
Junta de Mértola
ensina a ler rótulos
A Casa das Artes Mário Elias, na vila de Mértola, recebe nesta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 21h00, a sessão "Como ler rótulos", promovida pela Junta de Freguesia local.
07h00 - quarta, 17/04/2019
CIMBAL aprova moção
sobre Notre Dame
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) aprovou na segunda-feira, 15, por unanimidade, uma moção onde manifesta "a sua profunda solidariedade" com França devido ao incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial