00h00 - sexta, 09/02/2018

Carnaval lembra
história de Aljustrel

Carnaval lembra história de Aljustrel

O passado histórico de Aljustrel ligado à actividade mineira vai estar em destaque no desfile de Carnaval das escolas do concelho, que se realiza nesta sexta-feira, 9, pelas 9h30.
A iniciativa, promovida pela Câmara de Aljustrel, vai percorrer algumas das artérias principais da vila e termina na Praça da Resistência, onde um júri irá avaliar as turmas com os melhores trajes. Como nos anos anteriores, o cortejo de Carnaval das Escolas irá ter a colaboração do Agrupamento de Escolas de Aljustrel e do infantário "A Borboleta" da Misericórdia de Aljustrel, e o apoio dos Bombeiros, da GNR e da TLA Rádio.
De acordo com a autarquia mineira, o Carnaval das escolas tem este ano como tema a "Vipasca Antiga", que está relacionado com o projecto educativo do Museu Municipal, para o ano lectivo 2107-2018.
A Câmara Municipal acrescenta que "há mais de 5.000 anos que a mineração existe em Aljustrel", actividade que atingiu "o seu ponto alto com a chegada dos romanos, que aqui fundaram a povoação Vipasca, que se tornou um dos principais centros mineiros da Península Ibérica".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Castro Verde recebe
a maior feira do Sul!
Até pode estar a chover a potes, mas não é isso que vai abalar a tradição da Feira de Castro! É por isso que neste fim-de-semana, 19 a 21 de Outubro, as ruas da vila vão encher-se com um mar de gente que vai desaguar lá em baixo, no largo inundado de tendas, onde os pregões dos ciganos se misturam com a música acelerada dos carrosséis e o cheiro adocicado das farturas.
07h00 - sexta, 12/10/2018
Exposição de escultura
para ver em Aljustrel
O Espaço Oficinas, na vila de Aljustrel, recebe a partir desta sexta-feira, 12 de Outubro, a exposição de escultura e gravura "Paraíso", da autoria de Jorge Pé-Curto, artista natural de Moura, que vive em Almada há mais de 50 anos.
07h00 - domingo, 07/10/2018
Declaração de amor a
Santa Bárbara de Padrões
"Santa Bárbara é a minha aldeia/ a que trago no coração/ Terra humilde e rica em tradição": o poema surge na contracapa do livro e resume o que levou o jovem José Miguel Costa a escrever um livro sobre a sua terra.
07h00 - sábado, 06/10/2018
Almovimento
celebra três anos
A Almovimento-Associação Desportiva, recreativa e Cultural de Almodôvar assinala neste sábado, 6 de Outubro, o seu terceiro aniversário com uma grande festa no pavilhão gimnodesportivo da localidade.
07h00 - sábado, 06/10/2018
Feira tradicional
anima vila de Entradas
O primeiro sábado de Outubro é sempre sinónimo de festa na vila de Entradas, no concelho de Castro Verde, que neste dia 6 de Outubro recebe mais uma edição da tradicional feira.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial