11h08 - quinta, 08/02/2018

Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"

Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"

Os trabalhadores da Somincor vão esperar até 5 de Março para que a administração da empresa mineira de Castro Verde vá de encontro às suas reivindicações. Se tal não suceder, "vão continuar a lutar" e haverá nova greve em Neves-Corvo nos dias 5, 7 e 9 de Março. Esta foi a posição assumida pelos trabalhadores durante os quatro plenários promovidos entre esta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de Fevereiro, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).
Em declarações ao "CA", o sindicalista Jacinto Anacleto explica que, no caso dos trabalhadores do fundo da mina, o horário proposto pela administração da empresa (quatro dias de trabalho de 10h42 cada, seguidos de quatro dias de descanso) continua a não merecer consenso entre os mineiros, além de o aumento mensal oferecido pela empresa (35 euros) "ficar muito aquém" do esperado.
Por oposição, Jacinto Anacleto adianta que todos os mineiros estão disponíveis para fazer um horário de seis dias de trabalho consecutivos (de sete horas e meia cada) seguidos de quatro dias de descanso, já proposto pelo STIM à empresa. "Este é um horário que vai de encontro ao que a empresa pretende", sublinha o dirigente sindical.
Já relativamente às lavarias e áreas adstritas, os trabalhadores não abdicam das suas reivindicações, nomeadamente a questão da antecipação da idade da reforma.
Trabalhadores e STIM vão agora aguardar por uma resposta da empresa até 5 de Março, esperando que a administração da Somincor vá de encontro às suas reivindicações. "Queremos a empresa volte a ter paz social", afirma Jacinto Anacleto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 21/09/2018
Preço da água sem aumentos no Roxo
A seca sentida na região em 2017 e início de 2018 levou a maiores aduções do Alqueva ao Roxo, sem que tal se tenha reflectido no preço cobrado pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) aos regantes pelo fornecimento de água.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Presidente da AB Roxo:
"Regadio vai ser grande
alternativa às minas"
A barragem do Roxo começou a regar os campos em seu redor há 50 anos e o presidente da Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) faz uma avaliação muito positiva do caminho percorrido desde 1968.
07h00 - quarta, 19/09/2018
Ministro da Economia
elogia sector agrícola
O ministro da Economia defende que Portugal "não pode nunca esquecer" a agricultura em detrimento de outros sectores de actividade, nomeadamente numa altura em que as exportações agrícolas estão a crescer.
07h00 - terça, 18/09/2018
Ministro da Economia
visita Vale da Rosa
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai visitar nesta terça-feira, 18, pelas 13h00, a Herdade Vale da Rosa, no concelho de Ferreira do Alentejo, que é a maior produtora nacional de uvas de mesa.
07h00 - segunda, 17/09/2018
Mértola recebe acção
do "Tourism Up"
Apoiar projectos de empreendedorismo na área do turismo e promover os produtos endógeno são duas das metas do programa "Tourism Up", que promove nesta segunda-feira, 17, uma oficina em Mértola.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial