11h08 - quinta, 08/02/2018

Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"

Trabalhadores da Somincor vão "continuar luta"

Os trabalhadores da Somincor vão esperar até 5 de Março para que a administração da empresa mineira de Castro Verde vá de encontro às suas reivindicações. Se tal não suceder, "vão continuar a lutar" e haverá nova greve em Neves-Corvo nos dias 5, 7 e 9 de Março. Esta foi a posição assumida pelos trabalhadores durante os quatro plenários promovidos entre esta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de Fevereiro, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).
Em declarações ao "CA", o sindicalista Jacinto Anacleto explica que, no caso dos trabalhadores do fundo da mina, o horário proposto pela administração da empresa (quatro dias de trabalho de 10h42 cada, seguidos de quatro dias de descanso) continua a não merecer consenso entre os mineiros, além de o aumento mensal oferecido pela empresa (35 euros) "ficar muito aquém" do esperado.
Por oposição, Jacinto Anacleto adianta que todos os mineiros estão disponíveis para fazer um horário de seis dias de trabalho consecutivos (de sete horas e meia cada) seguidos de quatro dias de descanso, já proposto pelo STIM à empresa. "Este é um horário que vai de encontro ao que a empresa pretende", sublinha o dirigente sindical.
Já relativamente às lavarias e áreas adstritas, os trabalhadores não abdicam das suas reivindicações, nomeadamente a questão da antecipação da idade da reforma.
Trabalhadores e STIM vão agora aguardar por uma resposta da empresa até 5 de Março, esperando que a administração da Somincor vá de encontro às suas reivindicações. "Queremos a empresa volte a ter paz social", afirma Jacinto Anacleto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 21/05/2018
Autarca de Ferreira
reúne com Governo
O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa, reúne nesta segunda-feira, 21 de Maio, com o ministro do Ambiente e com os responsáveis pelos serviços de Saúde.
00h00 - segunda, 21/05/2018
PCP defende projectos
para o Baixo Alentejo
O PCP defende a concretização de um conjunto de projectos estruturantes para o desenvolvimento do distrito de Beja, nomeadamente na área das acessibilidades e da saúde.
00h00 - segunda, 21/05/2018
AA Campo Branco
organiza Dia de Campo
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB) promove nesta segunda-feira, 21, um "Dia de Campo", com visitas aos seus campos de ensaio e experimentação de cereais, fenos, forragens, e pastagens semeadas e melhoradas.
00h00 - segunda, 21/05/2018
Praia fluvial vai avançar no concelho de Beja
A Câmara de Beja e a Secretaria de Estado do Turismo assinam nesta segunda-feira, 21, pelas 10h00, o contrato de financiamento para a construção do Parque Fluvial Cinco Reis.
00h00 - domingo, 20/05/2018
Gonçalo Valente
na China com o PSD
O mandatário distrital de Rui Rio nas últimas eleições internas do partido, Gonçalo Valente, vai acompanhar a comitiva do PSD na visita oficial à China que se inicia neste domingo, 20.

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial