00h00 - segunda, 29/01/2018

Regantes preocupados
com campanha de 2018

Regantes preocupados com campanha de 2018

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) está preocupada com a campanha de 2018, dada a falta de água em muitas albufeiras, "em especial no sul do país".
Em comunicado, os regantes garantem estar "preocupados com o impacto que a falta de água poderá ter na produção alimentar e suas consequências sociais, económicas e ambientais", defendendo a necessidade de se "planear com antecedência e actuar nos locais onde ainda será possível minimizar a situação".
São necessárias "acções que dêem resposta efectiva ao problema de falta de água", argumenta a Fenareg, considerando que estas não se devem esgotar com a intervenção de limpeza de oito albufeiras (entre as quais a do Roxo e a do Monte da Rocha) anunciada recentemente pelo Governo.
"Este tipo de medidas de carácter eminentemente político conta com o apoio do Fundo Ambiental, que esperemos não se esgote aqui, pois existem prioridades, como o alteamento de mais barragens e aumentar os volumes transferidos de Alqueva, para melhorar a qualidade da água das albufeiras, de forma directa, ao mesmo tempo que permite responder à falta de água para os diversos fins", observa a Fenareg.
Os regantes afirma ainda que o investimento anunciado, de 3,5 milhões de euros, "seria o equivalente ao custo de 'encher' todas as albufeiras dos perímetros confinantes ligadas a Alqueva e para as quais o actual preço de Alqueva é incomportável".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Governo apoia projecto do zinco da Somincor
O Governo já aprovou a minuta do contrato fiscal de investimento a celebrar entre o Estado e a Somincor, proprietária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, no âmbito do projecto da empresa para a expansão da produção de zinco, avaliado em 256 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Resialentejo aprova
orçamento de 2019
A empresa intermunicipal Resialentejo aprovou no final da passada semana, em Assembleia Geral, o seu Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para o próximo ano de 2019, que prevê uma despesa de 4,8 milhões de euros e uma receita de cinco milhões.
07h00 - sexta, 12/10/2018
CM Mértola com bom
desempenho financeiro
A Câmara de Mértola surge no 18º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão no "Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017", elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
07h00 - sexta, 28/09/2018
Fábrica das Fortes investe
1,2 milhões para reabrir
A empresa AZPO-Azeites de Portugal já investiu cerca de 1,2 milhões de euros na sua unidade industrial de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, no sentido de reabrir a tempo da nova campanha olivícola.
07h00 - terça, 25/09/2018
ACOS faz balanço
positivo de novo serviço
A ACOS-Associação de Agricultores do Sul faz um balanço positivo do primeiro ano de funcionamento do seu novo Serviço Comercial de Ovinos, que garantiu a comercialização para fora do país de mais de nove mil animais.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial