00h00 - segunda, 29/01/2018

Regantes preocupados
com campanha de 2018

Regantes preocupados com campanha de 2018

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) está preocupada com a campanha de 2018, dada a falta de água em muitas albufeiras, "em especial no sul do país".
Em comunicado, os regantes garantem estar "preocupados com o impacto que a falta de água poderá ter na produção alimentar e suas consequências sociais, económicas e ambientais", defendendo a necessidade de se "planear com antecedência e actuar nos locais onde ainda será possível minimizar a situação".
São necessárias "acções que dêem resposta efectiva ao problema de falta de água", argumenta a Fenareg, considerando que estas não se devem esgotar com a intervenção de limpeza de oito albufeiras (entre as quais a do Roxo e a do Monte da Rocha) anunciada recentemente pelo Governo.
"Este tipo de medidas de carácter eminentemente político conta com o apoio do Fundo Ambiental, que esperemos não se esgote aqui, pois existem prioridades, como o alteamento de mais barragens e aumentar os volumes transferidos de Alqueva, para melhorar a qualidade da água das albufeiras, de forma directa, ao mesmo tempo que permite responder à falta de água para os diversos fins", observa a Fenareg.
Os regantes afirma ainda que o investimento anunciado, de 3,5 milhões de euros, "seria o equivalente ao custo de 'encher' todas as albufeiras dos perímetros confinantes ligadas a Alqueva e para as quais o actual preço de Alqueva é incomportável".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 13/08/2018
Dona da Somincor
vai ter nova presidente
Marie Inkster vai ser a nova presidente e CEO da multinacional Lundin Mining, proprietária da Somincor, que explora as minas de Neves-Corvo (Castro Verde), substituindo no cargo Paul Conibear.
07h00 - sexta, 10/08/2018
Fábrica da borracha em
Aljustrel exporta para o mundo
As convulsões políticas e sociais causadas pela "Primavera Árabe", conjugadas com o forte apelo da terra, levaram Francisco Parreira a conseguir o que para muitos era impensável: conseguir que a multinacional francesa Pronal deslocalizasse o investimento que tinha na Tunísia para o concelho de Aljustrel.
07h00 - quinta, 09/08/2018
Presidente da CPPME
visita comércio local
da cidade de Beja
O presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), Jorge Pisco, vai estar nesta quinta-feira, 9, em Beja, onde visitara o comércio local da cidade.
07h00 - segunda, 06/08/2018
Buínho Fab Lab faz
pensar "fora da caixa"
O canadiano Kelly Coughlin, de 32 anos e formado em Arquitectura, foi um dos últimos "inquilinos" da Associação Buínho, o fab lab que o casal Carlos Alcobia e Sara Albino criaram em Messejana quando resolveram deixar Lisboa.
00h00 - segunda, 30/07/2018
Balcão móvel apoia
empreendedores no
concelho de Odemira
O serviço de apoio ao empreendedor e à inserção profissional que a TAIPA–Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira tem a funcionar há pouco mais de um ano já chega a todo o território do concelho.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial