00h00 - segunda, 29/01/2018

Regantes preocupados
com campanha de 2018

Regantes preocupados com campanha de 2018

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) está preocupada com a campanha de 2018, dada a falta de água em muitas albufeiras, "em especial no sul do país".
Em comunicado, os regantes garantem estar "preocupados com o impacto que a falta de água poderá ter na produção alimentar e suas consequências sociais, económicas e ambientais", defendendo a necessidade de se "planear com antecedência e actuar nos locais onde ainda será possível minimizar a situação".
São necessárias "acções que dêem resposta efectiva ao problema de falta de água", argumenta a Fenareg, considerando que estas não se devem esgotar com a intervenção de limpeza de oito albufeiras (entre as quais a do Roxo e a do Monte da Rocha) anunciada recentemente pelo Governo.
"Este tipo de medidas de carácter eminentemente político conta com o apoio do Fundo Ambiental, que esperemos não se esgote aqui, pois existem prioridades, como o alteamento de mais barragens e aumentar os volumes transferidos de Alqueva, para melhorar a qualidade da água das albufeiras, de forma directa, ao mesmo tempo que permite responder à falta de água para os diversos fins", observa a Fenareg.
Os regantes afirma ainda que o investimento anunciado, de 3,5 milhões de euros, "seria o equivalente ao custo de 'encher' todas as albufeiras dos perímetros confinantes ligadas a Alqueva e para as quais o actual preço de Alqueva é incomportável".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/05/2018
Prospecção de petróleo na costa vai avançar
O consórcio formado pelas petrolíferas ENI (Itália) e GALP (Portugal) deverá avançar com os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana no próximo mês de Setembro, depois de ter sido dispensado de apresentar uma avaliação de impacto ambiental (AIA) pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
07h00 - terça, 15/05/2018
Espaço Empresa
inaugurado em Beja
A Câmara de Beja inaugura nesta terça-feira, 15, pelas 10h00, o seu novo "Espaço Empresa", numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
07h00 - segunda, 14/05/2018
Somincor promove
sessões de esclarecimento
Apresentar a sua visão sobre a actividade e os novos projectos em marcha no seio da mina de Neves-Corvo são os principais objectivos das sessões de esclarecimento que a Somincor vai promover a partir desta segunda-feira, 14, nos cinco concelhos onde tem mais influência.
07h00 - quinta, 10/05/2018
"Ruralidade é segredo
da Feira de Garvão", diz
presidente da CM Ourique
Na véspera de arrancar mais uma edição da tradicional Feira de Garvão, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, justifica ao "CA" o sucesso e a longevidade do certame com o facto deste manter intacta a sua "traça rural".
00h00 - segunda, 07/05/2018
Distrito de Beja
recebe cinco novas
centrais solares
Das 29 centrais fotovoltaicas sem tarifa subsidiada aprovadas pelo actual Governo, cinco localizam-se no distrito de Beja, num investimento avaliado em cerca de 121 milhões de euros.

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial