00h00 - segunda, 29/01/2018

Regantes preocupados
com campanha de 2018

Regantes preocupados com campanha de 2018

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) está preocupada com a campanha de 2018, dada a falta de água em muitas albufeiras, "em especial no sul do país".
Em comunicado, os regantes garantem estar "preocupados com o impacto que a falta de água poderá ter na produção alimentar e suas consequências sociais, económicas e ambientais", defendendo a necessidade de se "planear com antecedência e actuar nos locais onde ainda será possível minimizar a situação".
São necessárias "acções que dêem resposta efectiva ao problema de falta de água", argumenta a Fenareg, considerando que estas não se devem esgotar com a intervenção de limpeza de oito albufeiras (entre as quais a do Roxo e a do Monte da Rocha) anunciada recentemente pelo Governo.
"Este tipo de medidas de carácter eminentemente político conta com o apoio do Fundo Ambiental, que esperemos não se esgote aqui, pois existem prioridades, como o alteamento de mais barragens e aumentar os volumes transferidos de Alqueva, para melhorar a qualidade da água das albufeiras, de forma directa, ao mesmo tempo que permite responder à falta de água para os diversos fins", observa a Fenareg.
Os regantes afirma ainda que o investimento anunciado, de 3,5 milhões de euros, "seria o equivalente ao custo de 'encher' todas as albufeiras dos perímetros confinantes ligadas a Alqueva e para as quais o actual preço de Alqueva é incomportável".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 21/01/2019
Deputado do PS defende exportação de animais vivos
O deputado do PS eleito por Beja defendeu na passada semana, em debate parlamentar e discussão de projectos-lei sobre o tema, que a exportação de animais vivos deve continuar, não sendo necessário alterar a legislação em vigor.
07h00 - sexta, 11/01/2019
Aljustrel investe em novas áreas empresariais
A Câmara de Aljustrel vai investir quase cinco milhões de euros em quatro novas áreas empresariais, num investimento total de quase cinco milhões de euros, que tem comparticipação comunitária, através do programa Alentejo 2020, na ordem dos 4,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 10/01/2019
Baixo Alentejo
recebe 6 milhões
para coesão social
São mais de seis milhões de euros para os municípios do Baixo Alentejo dinamizarem, nos próximos três anos, novos projectos de coesão social para mitigar problemas como o desemprego, a pobreza e o envelhecimento.
07h00 - segunda, 31/12/2018
CM Almodôvar contra
fecho de balcão do BCP
A Câmara de Almodôvar contesta o encerramento, no início de 2019, do balcão local do banco Millennium BCP, considerando que esta decisão "não é do interesse municipal e não serve os interesses da população de Almodôvar".
07h00 - quinta, 27/12/2018
Roubos de azeitona
aumentam no Alentejo
A Olivum-Associação de Olivicultores do Sul, com sede em Beja, está preocupada com o aumento de roubos de azeitona no Alentejo e pede às autoridades policiais um aumento da fiscalização em postos de recepção.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial