07h00 - terça, 09/01/2018

Câmara de Mértola
recebe prémio do ICNF

Câmara de Mértola recebe prémio do ICNF

A Câmara de Mértola foi distinguida com uma menção honrosa nos prémios "ICNF 2017/ Uma Ideia Natural", entregues na passada semana, devido ao apoio ao projecto "Francelho de Mértola".
De acordo com a autarquia, o projecto visa a manutenção e/ou acréscimo da população de Peneireiros-das-torres (falco naumani) na vila de Mértola, onde reside a única colónia urbana nacional desta espécie de falcão considerada "vulnerável" a nível global e nacional.
Segundo dados do Parque Natural Vale do Guadiana (PNVG), em 2001 existiam 68 casais de Peneireiros-das-torres na vila de Mértola, número que caiu acentuadamente ao longo dos anos. Em 2017 eram apenas 39 casais, "o que significa um decréscimo de quase 43% na população", em grande parte devido à "perda de habitat de alimentação e de habitat de nidificação".
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Mértola tem vindo a apoiar as actividades de conservação levadas a cabo pela equipa do PNVG, "nomeadamente através da oferta de caixas ninho", num projecto que terá continuidade.
"A população urbana de Peneireiro-das-torres da vila de Mértola carece desta atenção especial, sendo entendida pela autarquia como símbolo da resiliência de uma vila do interior do Alentejo, despovoado e envelhecido que resiste à ameaça da desertificação e vê no seu património cultural e natural o caminho para a sustentabilidade futura", sublinha a Câmara Municipal em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 11/12/2018
Alentejo 2020 aprova
projectos da CM Beja
O programa Alentejo 2020 já aprovou o financiamento a duas candidaturas apresentadas pela Câmara de Beja, uma para a expansão da Área de Acolhimento Empresarial e outra para reabilitação da muralha e logradouro do Clube Bejense, no valor total de cerca de 2,2 milhões de euros.
07h00 - terça, 11/12/2018
Bombeiros garantem
resposta à população
Apesar do conflito existente entre os bombeiros e o Governo, as corporações de bombeiros do distrito de Beja garantem que vão manter "os mesmos níveis de prontidão e eficiência" para apoiar as populações.
07h00 - segunda, 10/12/2018
Voluntariado vale
prémio à CM Beja
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuiu, no final da passada semana, o prémio "Boas Práticas de Voluntariado Jovem" à Câmara de Beja, em cerimónia realizada em Campo Maior.
07h00 - segunda, 10/12/2018
CM Aljustrel premiada
pela "Rota da Floresta"
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu à Câmara de Aljustrel uma menção honrosa pela sua participação na actividade "Rota pela Floresta", prémio que será entregue numa cerimónia em Lagoa no próximo mês de Janeiro.
07h00 - domingo, 09/12/2018
Programa "365 Alentejo"
com candidaturas abertas
A Turismo do Alentejo, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística e o Turismo de Portugal, tem abertas até final do ano as candidaturas para a segunda edição do programa "365 Alentejo-Ribatejo", que visa a construção e promoção de um calendário anual de eventos "consistente e coerente".

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial