12h18 - sexta, 22/12/2017

"Adesão de 7%" à greve, adianta Somincor

"Adesão de 7%" à greve, adianta Somincor

A adesão à greve nesta sexta-feira, 22, por parte dos trabalhadores da Somincor rondou, até às 11h30, apenas 7%, adianta ao "CA" fonte oficial da empresa concessionária das minas de Neves-Corvo.
A paralisação arrancou às 6h00 e prolonga-se até às 6h00 de sábado, 23, e em comunicado enviado ao "CA" a empresa mineira refere que "apesar da baixa adesão", os colaboradores do horário normal que pretenderam trabalhar "tiveram de esperar em fila de trânsito, em média, duas horas para aceder às instalações".
"A empresa está empenhada em tentar reverter o que considera uma situação inconstitucional", acrescenta a Somincor, que reitera estar decepcionada com o facto de o STIM "ter optado por uma acção de greve, apesar das recentes e profícuas negociações, durante as quais foi alcançada uma 'Posição de Princípio' relativamente a novos turnos para trabalhadores do fundo da mina".
A Somincor acrescenta ainda que "dado o tempo necessário para iniciar ou terminar a actividade das lavarias", a decisão do STIM de intercalar três dias de greve com dias de trabalho normais durante o período de Natal significa que a empresa será efectivamente forçada "a parar a produção durante seis dias".
"Por esta razão, consideramos esta greve mal-intencionada e ilegal", sublinha a empresa mineira, garantindo que a sua prioridade durante este período "é assegurar que qualquer pessoa que queira trabalhar possa fazê-lo de forma segura e com o mínimo de perturbações".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/07/2018
Beja Retail Park cria
116 postos de trabalho
A Sonae inaugura nesta sexta-feira, 20 de Julho, o novo Beja Retail Park, investimento onde vai ter sete lojas das suas insígnias e que permitiu a criação de 116 novos postos de trabalho na cidade.
07h00 - sexta, 13/07/2018
Somincor vai fazer estudo
sobre o seu impacto na região
A Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, vai realizar dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera.
00h00 - sexta, 13/07/2018
Alentejo 2020 já tem
reprogramação aprovada
O comité de acompanhamento do Alentejo 2020 aprovou na passada terça-feira, 10 de Julho, o documento de reprogramação do programa regional operacional.
07h00 - quarta, 04/07/2018
Minas de Aljustrel
fazem aposta na
extracção de zinco
Nos últimos sete anos extraíram-se do fundo das minas de Aljustrel cerca de 13 milhões de toneladas de minério de cobre, mas os últimos meses ficaram marcados por uma mudança para a extração de minério de zinco.
00h00 - segunda, 02/07/2018
População de Colos
contra fecho da Caixa
A agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Colos já não reabre nesta segunda-feira, 2 de Julho, deixando milhares de pessoas de quatro freguesias do interior do concelho de Odemira mais distantes das suas poupanças.

Data: 13/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial