00h00 - segunda, 27/11/2017

Autarca de Almodôvar
quer nova barragem

Autarca de Almodôvar quer nova barragem

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar defende a construção de uma nova barragem da ribeira de Oeiras. A infra-estrutura ficaria situada na freguesia de Almodôvar, na zona da Camacha, entre as estradas nacionais 2 e 237, e permitiria que em momentos de seca como o que se vive actualmente na região (e em todo o país) não houvesse problemas no abastecimento público nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola.
Em declarações ao "CA", António Bota lembra que a construção desta barragem esteve sobre a mesa "há 30 anos", acabando por não avançar por questões ambientais. "Trinta anos passados, acho que foi um erro colossal não ter sido feita esta barragem. Hoje não estaríamos a passar o problema por que passamos", argumenta o autarca socialista.
Agora, passadas três décadas, António Bota acredita existirem condições para se voltar a discutir o assunto e concretizar a construção da nova barragem. "Se os estudos foram feitos, se o caudal está estudado e se a zona de implantação da barragem está estudada, é uma questão de vontade política. Da parte do Município de Almodôvar existirá naturalmente uma pressão sobre o Governo central para que seja feita", garante.
De acordo com o edil almodovarense, a nova barragem iria igualmente permitir aumentar os caudais subterrâneos e a humidade do ar. "E essa necessidade está provada", diz, para logo acrescentar: "Só nos falta mesmo a vontade política de colocar em prática um projecto que tem muita viabilidade. Não para fins agrícolas, mas especialmente para abastecimento e consumo humano".
Por tudo isto, António Bota afiança que a barragem na ribeira de Oeiras só não será realidade "por má vontade política dos governantes centrais". "Ela tem de ser feita com a máxima urgência, assim como a ligação do Alqueva à barragem do Monte da Rocha! Não podemos esperar mais tempo, porque senão não temos água para dar aos nossos consumidores. E sem água não há vida!", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - quinta, 07/12/2017
Somincor: Nova greve surpreende administração
O presidente do conselho de administração da Somincor, concessionária da mina de Neves-Corvo (Castro Verde), ficou "surpreendido e decepcionado" com o novo pré-aviso de greve apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) à empresa, sobretudo depois das reuniões mantidas entre ambas as partes a 17 e 22 de Novembro.
07h00 - terça, 05/12/2017
"Odemira Empreende" já
apoiou 71 novos projectos
Os números falam por si: entre Julho de 2015 e Novembro de 2017 o Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego "Odemira Empreende", dinamizado pela autarquia local, concedeu um total de quase 387 mil euros em apoios financeiros a 71 novos projectos empresariais no concelho.
07h00 - segunda, 04/12/2017
Novo pré-aviso de
greve em Neves-Corvo
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) apresentou à administração da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, um novo pré-aviso de greve para os dias 18 a 23 de Dezembro.
07h00 - quinta, 30/11/2017
Empresários de Almodôvar
criam nova associação
A união faz a força: é esta a lógica que preside à nova Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Concelho de Almodôvar (ACEICA), criada recentemente e que tem como grande objectivo apoiar as empresas e o tecido económico local.
07h00 - quarta, 29/11/2017
Somincor reuniu em Castro com empresas
A Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, promoveu nesta terça-feira, 28, um Fórum de Fornecedores de Construção Civil e Manutenção de Equipamentos, que juntou cerca de 25 empresas locais e 48 nacionais e mais de uma centena de participantes.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial