00h00 - segunda, 27/11/2017

Autarca de Almodôvar
quer nova barragem

Autarca de Almodôvar quer nova barragem

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar defende a construção de uma nova barragem da ribeira de Oeiras. A infra-estrutura ficaria situada na freguesia de Almodôvar, na zona da Camacha, entre as estradas nacionais 2 e 237, e permitiria que em momentos de seca como o que se vive actualmente na região (e em todo o país) não houvesse problemas no abastecimento público nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola.
Em declarações ao "CA", António Bota lembra que a construção desta barragem esteve sobre a mesa "há 30 anos", acabando por não avançar por questões ambientais. "Trinta anos passados, acho que foi um erro colossal não ter sido feita esta barragem. Hoje não estaríamos a passar o problema por que passamos", argumenta o autarca socialista.
Agora, passadas três décadas, António Bota acredita existirem condições para se voltar a discutir o assunto e concretizar a construção da nova barragem. "Se os estudos foram feitos, se o caudal está estudado e se a zona de implantação da barragem está estudada, é uma questão de vontade política. Da parte do Município de Almodôvar existirá naturalmente uma pressão sobre o Governo central para que seja feita", garante.
De acordo com o edil almodovarense, a nova barragem iria igualmente permitir aumentar os caudais subterrâneos e a humidade do ar. "E essa necessidade está provada", diz, para logo acrescentar: "Só nos falta mesmo a vontade política de colocar em prática um projecto que tem muita viabilidade. Não para fins agrícolas, mas especialmente para abastecimento e consumo humano".
Por tudo isto, António Bota afiança que a barragem na ribeira de Oeiras só não será realidade "por má vontade política dos governantes centrais". "Ela tem de ser feita com a máxima urgência, assim como a ligação do Alqueva à barragem do Monte da Rocha! Não podemos esperar mais tempo, porque senão não temos água para dar aos nossos consumidores. E sem água não há vida!", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 13/12/2017
Auditoria às contas
da Câmara de Castro
O novo executivo da Câmara Municipal de Castro Verde, liderado pelo socialista António José Brito, decidiu avançar com uma auditoria externa às contas da autarquia do Campo Branco.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Odemira mantém redução de impostos
A Câmara de Odemira vai manter em 2018 o desagravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), da participação no IRS e da Derrama, aplicando valores idênticos aos do presente ano.
07h00 - terça, 12/12/2017
Politécnico de Beja
dedica dia à aviação
O auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta terça-feira, 12, o evento "Open Day/ I Can Fly", dedicado ao sector da aviação e que vai contar com a presença de diversas entodades ligadas à área.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Mértola prepara
orçamento de 2018
O executivo da Câmara de Mértola reuniu na passada semana com os presidentes das sete freguesias do concelho, n sentido de preparar o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018.
07h00 - terça, 12/12/2017
Alunos da Uni. Sénior
de Aljustrel em palco
O Grupo Teatro da Universidade Sénior de Aljustrel (USA) apresenta nesta terça-feira, 12 de Dezembro, a peça de teatro "Improvisos", destinado ao público em geral.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial