07h00 - quinta, 16/11/2017

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

O antigo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, é o novo vice-presidente da Europae Thesauri, a associação internacional dos museus e tesouros de arte sacra, que tem sede na Bélgica. A nomeação de Falcão foi aprovada por unanimidade no sábado, 11, durante a última reunião geral da instituição, em Albarracín (Espanha).
De acordo com fonte da Europae Thesauri, a eleição do investigador alentejano "partiu de Espanha e contou com o apoio da Alemanha, da Bélgica e de França". Falcão irá assumir responsabilidades "na dinamização da cooperação internacional e da formação", acrescenta a mesma fonte.
Conservador de museus e professor universitário, José António Falcão esteve à frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja durante largos anos. Exerceu também funções no Museu de Évora e no Museu Calouste Gulbenkian, além de ter dirigido a Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça e presidido ao Opart, organismo do Ministério da Cultura que integra o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Actualmente é assessor no Ministério da Cultura, coordena o Centro UNESCO de Arquitectura e Arte e dirige o festival de música sacra "Terras sem Sombra".
A Europae Thesauri é uma organização independente que mantém relações estreitas com a União Europeia, a UNESCO e outras entidades internacionais. Da sua estrutura fazem parte 58 museus e monumentos de referência, como as catedrais de Notre Dame (Paris/ França) e de Santiago de Compostela (Espanha), os museus de Salzburg (Áustria) ou a Universidade de Oxford (Inglaterra).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 17/08/2018
Bombeiros de Castro
com nova viatura
A corporação dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde contam desde o início deste mês de Agosto com um novo Veículo Dedicado ao Transporte de Doente (VDTD).
07h00 - sexta, 17/08/2018
Câmara de Aljustrel
exige construção de variante
A Câmara de Aljustrel exigiu junto do Governo "a construção da circular à vila de Aljustrel", que há décadas "é identificada pela autarquia como uma prioridade".
07h00 - quinta, 16/08/2018
Atendimento social nas
freguesias de Castro Verde
Contribuir para a melhoria das condições de vida dos munícipes, através de um serviço de atendimento diferenciado, é o objectivo do novo Serviço de Atendimento Social nas Freguesias que a Câmara de Castro Verde implementa a partir do próximo mês de Setembro.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Cinco detidos por
tráfico no Sudoeste
A GNR deteve cinco pessoas, com idades entre os 16 e os 20 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes durante a última edição do Festival Meo Sudoeste, que decorreu na Zambujeira do Mar entre 7 e 11 de Agosto.
07h00 - terça, 14/08/2018
Tradição e festa
na vila de Ourique
Manda a tradição que a 15 de Agosto se celebre Santa Maria e que em Ourique haja festa rija.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial