07h00 - quinta, 16/11/2017

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

José A. Falcão na direcção do Europae Thesauri

O antigo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, é o novo vice-presidente da Europae Thesauri, a associação internacional dos museus e tesouros de arte sacra, que tem sede na Bélgica. A nomeação de Falcão foi aprovada por unanimidade no sábado, 11, durante a última reunião geral da instituição, em Albarracín (Espanha).
De acordo com fonte da Europae Thesauri, a eleição do investigador alentejano "partiu de Espanha e contou com o apoio da Alemanha, da Bélgica e de França". Falcão irá assumir responsabilidades "na dinamização da cooperação internacional e da formação", acrescenta a mesma fonte.
Conservador de museus e professor universitário, José António Falcão esteve à frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja durante largos anos. Exerceu também funções no Museu de Évora e no Museu Calouste Gulbenkian, além de ter dirigido a Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça e presidido ao Opart, organismo do Ministério da Cultura que integra o Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Actualmente é assessor no Ministério da Cultura, coordena o Centro UNESCO de Arquitectura e Arte e dirige o festival de música sacra "Terras sem Sombra".
A Europae Thesauri é uma organização independente que mantém relações estreitas com a União Europeia, a UNESCO e outras entidades internacionais. Da sua estrutura fazem parte 58 museus e monumentos de referência, como as catedrais de Notre Dame (Paris/ França) e de Santiago de Compostela (Espanha), os museus de Salzburg (Áustria) ou a Universidade de Oxford (Inglaterra).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 18/11/2018
Região do Alentejo
tem novos "embaixadores"
Os cantores Sérgio Rosado e Nelson Rosado (que forma os Anjos) e os actores José Fidalgo, Sofia Ribeiro e Dalila Carmo são os novos "embaixadores" da região do Alentejo.
07h00 - domingo, 18/11/2018
Deputada do PSD
questiona Governo
A deputado do PSD eleita por Beja questionou o Governo sobre diversas matérias nesta semana, durante as audições aos ministros para discussão do Orçamento do Estado para 2019.
07h00 - sábado, 17/11/2018
ACOS reforça apoio
técnico a agricultores
Aconselhar, identificar e orientar os agricultores "na perspectiva da melhoria contínua de recursos e na protecção do ambiente" são os objectivos do novo serviço de apoio técnico da associação ACOS-Agricultores do Sul.
07h00 - sábado, 17/11/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
A Concelhia de Odemira do Partido Socialista promove neste sábado, 17 de Novembro, ao fim da tarde, um jantar para assinalar duas décadas de gestão autárquica no concelho.
07h00 - sábado, 17/11/2018
Greve de 1918
debatida em Odemira
O centenário da greve nacional de 1918 é o mote do colóquio que a Associação GESTO-Grupo de Estudos do Território de Odemira promove neste sábado, 17, no auditório do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em Odemira.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial