00h00 - domingo, 12/11/2017

Universidade Sénior
vai nascer em Ourique

Universidade Sénior vai nascer em Ourique

O projecto da Universidade Sénior do Concelho de Ourique (USCO) já está em marcha e as aulas deverão começar em breve, numa iniciativa promovida pela Associação "Nossa Terra", sedeada na Aldeia de Palheiros.
O projecto, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, há muito que vinha a ser idealizado pela associação, que com a USCO pretende combater o isolamento social, promovendo as relações interpessoais e o envelhecimento activo.
"Queremos demonstrar-lhes [aos idosos] que estarem numa idade avançada não significa que não possam adquirir conhecimentos ou ter novas competências. É isso que nos motiva", adianta ao "CA" Marta Afonso.
A presidente da Associação "Nossa Terra" espera que a USCO seja "bem sucedida em termos de participação", até porque ao longo dos últimos anos este foi necessidade várias vezes manifestada pelos idosos que aderem às suas iniciativas,
"Temos tido alguns projectos, como o CASA-Centro de Apoio à Solidão na Aldeia, e das actividades que realizamos percebemos que aquelas que mais os estimulam e que maior motivação causa são aquelas onde adquirem conhecimento", sublinha Marta Afonso.
O projecto destina-se a todos os residentes no concelho de Ourique com idade igual ou superior a 50 anos, que depois poderão frequentar a USCO em cinco diferentes localidades: Ourique, Panóias, Garvão, Santana da Serra e Aldeia de Palheiros.
"Pensámos a USCO numa lógica de tentar chegar ao maior número possível de pessoas", justifica Marta Afonso, garantindo que a ideia é alargar ainda mais a rede no futuro.
"O projecto poderá abranger outras localidades do concelho, como os Grandaços ou a Favela. A nossa ideia é que a USCO tenha pólos em todo o concelho, que é grande e onde as pessoas mais idosas têm alguma dificuldade em deslocar-se. Ou seja, a ideia é a USCO ir ao encontro das pessoas", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 10/12/2018
Voluntariado vale
prémio à CM Beja
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuiu, no final da passada semana, o prémio "Boas Práticas de Voluntariado Jovem" à Câmara de Beja, em cerimónia realizada em Campo Maior.
07h00 - segunda, 10/12/2018
CM Aljustrel premiada
pela "Rota da Floresta"
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu à Câmara de Aljustrel uma menção honrosa pela sua participação na actividade "Rota pela Floresta", prémio que será entregue numa cerimónia em Lagoa no próximo mês de Janeiro.
07h00 - domingo, 09/12/2018
Programa "365 Alentejo"
com candidaturas abertas
A Turismo do Alentejo, em parceria com a Agência Regional de Promoção Turística e o Turismo de Portugal, tem abertas até final do ano as candidaturas para a segunda edição do programa "365 Alentejo-Ribatejo", que visa a construção e promoção de um calendário anual de eventos "consistente e coerente".
13h29 - sexta, 07/12/2018
Detido por tráfico de pessoas no Baixo Alentejo
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 40 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de pessoas, anunciou no final da passada semana fonte oficial desta força policial.
07h00 - sexta, 07/12/2018
"Espírito" de Natal
no distrito de Beja
O "espírito de Natal" já chegou ao Baixo Alentejo e até ao final do ano são muitas as actividades programadas pelas autarquias para assinalar a quadra festiva, proporcionar momentos de animação e apelar ao consumo no comércio tradicional local.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial