00h00 - sexta, 10/11/2017

"Modas" na ementa dos
restaurantes de Aljustrel

"Modas" na ementa dos restaurantes de Aljustrel

Se nesta sexta-feira, 10, estiver a jantar em Aljustrel e começar a ouvir algumas "modas" alentejanas cantadas de viva voz não se admire: trata-se do arranque da segunda edição do "Cante à Mesa".
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal local e conta com financiamento do Alentejo 2020, tendo como grande objectivo promover e divulgar o cante alentejano, classificada pela Unesco como património imaterial da Humanidade. Nesse sentido, diversos grupos corais vão cantar em 14 restaurantes e nas principais ruas do concelho.
"Com esta iniciativa, pretendemos dinamizar os estabelecimentos de restauração nas diversas localidades do concelho e contribuir para desenvolver a economia local, ajudando a impulsionar cada vez mais o cante alentejano", explica ao "CA" fonte oficial da Câmara de Aljustrel.
O "Cante à Mesa 2017" vai decorrer neste fim-de-semana e no próximo, sendo que para esta sexta-feira, 10, a partir das 20h30, estão previstas as actuações de "Os Vocalistas" no restaurante Bangula (Messejana), do grupo "Calma e Vento Sul" no restaurante Guerreiro (Aljustrel) e dos "Moços D'Arrufa" na Pizzaria Raffaello (Aljustrel).
No sábado, 11, há animação de rua em Aljustrel a partir das 10h00 com os "Cante de Modas", grupo que vai também cantar na Tasca do Filipe (Aljustrel) às 13h00 e pelas ruas de Messejana a partir das 16h00. Em Rio de Moinhos há animação de rua com os "Moços D'Arrufa" (15h30) e em Ervidel com os grupos "Margens do Roxo", "Flores de Primavera" e "Beira Serra" (16h00).
Ao final da tarde a Casa de Pasto Chapadinha recebe "Os Cigarros do CRIRA" (18h30) e o Centro de Convívio de Vale d`Oca o grupo Coral "Rosas de Abril" (19h00). E a partir das 20h30 os "Cante & Campaniça" actuam no Bistrô (Aljustrel) e os Irmãos Caixeiro & Amigos na sede da Sociedade Columbófila Aljustrelense.
No dia 17 de Novembro (sexta-feira) será a vez dos restaurantes O Mirante e O Cabecinha receberem, pelas 20h30, "Os Vocalistas" e os "Calma e Vento Sul", respectivamente.
O "Cante à Mesa 2017" termina a 18 de Novembro (sábado), dia que começa com o Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira a cantar no restaurante Pires (Aljustrel) a partir das 13h00. De tarde há animação de rua em Corte Vicente Anes, Carregueiro e no bairro mineiro de São João com os "Maravilhas do Alentejo"; em Montes Velhos com o Grupo Coral da Freguesia de São João de Negrilhos e os "Rastolhice"; e na rua principal de Aljustrel com os "Moços D´Arrufa".
De noite, a partir das 20h30, o Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel canta no restaurante Fio d'Azeite, os Irmãos Caixeiro & Amigos no restaurante Fogareiro e os "Cante & Campaniça" no restaurante Patata Aki, todos na vila de Aljustrel.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 20/10/2018
Almoço de reformados
no concelho de Mértola
A Câmara Municipal de Mértola promove neste sábado, 20 de Outubro, a 22ª edição do Almoço de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Mértola, que deverá reunir centenas de participantes.
07h00 - sábado, 20/10/2018
Base Aérea de Beja
de "portas abertas"
Baptismos de voo, actividades desportivas e demonstrações de falcoaria e cinotécnica são alguns dos destaques do programa do "Dia de Base Aberta", que a Base Aérea de Beja (BA 11) promove neste sábado, 20.
07h00 - sexta, 19/10/2018
Castro Verde recebe
a maior feira do Sul!
Até pode estar a chover a potes, mas não é isso que vai abalar a tradição da Feira de Castro! É por isso que neste fim-de-semana, 19 a 21 de Outubro, as ruas da vila vão encher-se com um mar de gente que vai desaguar lá em baixo, no largo inundado de tendas, onde os pregões dos ciganos se misturam com a música acelerada dos carrosséis e o cheiro adocicado das farturas.
07h00 - sexta, 12/10/2018
Exposição de escultura
para ver em Aljustrel
O Espaço Oficinas, na vila de Aljustrel, recebe a partir desta sexta-feira, 12 de Outubro, a exposição de escultura e gravura "Paraíso", da autoria de Jorge Pé-Curto, artista natural de Moura, que vive em Almada há mais de 50 anos.
07h00 - domingo, 07/10/2018
Declaração de amor a
Santa Bárbara de Padrões
"Santa Bárbara é a minha aldeia/ a que trago no coração/ Terra humilde e rica em tradição": o poema surge na contracapa do livro e resume o que levou o jovem José Miguel Costa a escrever um livro sobre a sua terra.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial