00h00 - sexta, 10/11/2017

"Modas" na ementa dos
restaurantes de Aljustrel

"Modas" na ementa dos restaurantes de Aljustrel

Se nesta sexta-feira, 10, estiver a jantar em Aljustrel e começar a ouvir algumas "modas" alentejanas cantadas de viva voz não se admire: trata-se do arranque da segunda edição do "Cante à Mesa".
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal local e conta com financiamento do Alentejo 2020, tendo como grande objectivo promover e divulgar o cante alentejano, classificada pela Unesco como património imaterial da Humanidade. Nesse sentido, diversos grupos corais vão cantar em 14 restaurantes e nas principais ruas do concelho.
"Com esta iniciativa, pretendemos dinamizar os estabelecimentos de restauração nas diversas localidades do concelho e contribuir para desenvolver a economia local, ajudando a impulsionar cada vez mais o cante alentejano", explica ao "CA" fonte oficial da Câmara de Aljustrel.
O "Cante à Mesa 2017" vai decorrer neste fim-de-semana e no próximo, sendo que para esta sexta-feira, 10, a partir das 20h30, estão previstas as actuações de "Os Vocalistas" no restaurante Bangula (Messejana), do grupo "Calma e Vento Sul" no restaurante Guerreiro (Aljustrel) e dos "Moços D'Arrufa" na Pizzaria Raffaello (Aljustrel).
No sábado, 11, há animação de rua em Aljustrel a partir das 10h00 com os "Cante de Modas", grupo que vai também cantar na Tasca do Filipe (Aljustrel) às 13h00 e pelas ruas de Messejana a partir das 16h00. Em Rio de Moinhos há animação de rua com os "Moços D'Arrufa" (15h30) e em Ervidel com os grupos "Margens do Roxo", "Flores de Primavera" e "Beira Serra" (16h00).
Ao final da tarde a Casa de Pasto Chapadinha recebe "Os Cigarros do CRIRA" (18h30) e o Centro de Convívio de Vale d`Oca o grupo Coral "Rosas de Abril" (19h00). E a partir das 20h30 os "Cante & Campaniça" actuam no Bistrô (Aljustrel) e os Irmãos Caixeiro & Amigos na sede da Sociedade Columbófila Aljustrelense.
No dia 17 de Novembro (sexta-feira) será a vez dos restaurantes O Mirante e O Cabecinha receberem, pelas 20h30, "Os Vocalistas" e os "Calma e Vento Sul", respectivamente.
O "Cante à Mesa 2017" termina a 18 de Novembro (sábado), dia que começa com o Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira a cantar no restaurante Pires (Aljustrel) a partir das 13h00. De tarde há animação de rua em Corte Vicente Anes, Carregueiro e no bairro mineiro de São João com os "Maravilhas do Alentejo"; em Montes Velhos com o Grupo Coral da Freguesia de São João de Negrilhos e os "Rastolhice"; e na rua principal de Aljustrel com os "Moços D´Arrufa".
De noite, a partir das 20h30, o Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel canta no restaurante Fio d'Azeite, os Irmãos Caixeiro & Amigos no restaurante Fogareiro e os "Cante & Campaniça" no restaurante Patata Aki, todos na vila de Aljustrel.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 14/01/2018
Música para todos
os gostos em Aljustrel
Das baladas em português aos riffs agudos da guitarra, vai haver música para todos os gostos no palco do Cine Oriental, em Aljustrel, nos primeiros três meses de 2018.
00h00 - sábado, 13/01/2018
Banda Desenhada na
Biblioteca de Odemira
Afirmar Odemira "como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada (BD) na região e no país" é um dos objectivos da 12ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
00h00 - sábado, 13/01/2018
Sábado animado no
concelho de Mértola
Este sábado, 13 de Janeiro, vai ser bastante animado no concelho de Mértola, com uma série de actividades promovidas pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal locais.
00h00 - sábado, 06/01/2018
Teatro e música
para ver em Mértola
A vila de Mértola recebe neste sábado, 6 de Janeiro, um espectáculo de teatro infantil e um concerto de Janeiras e Reis, ambos promovidos pela Câmara Municipal local.
00h00 - sábado, 06/01/2018
Beja celebra
Dia de Reis
O Dia de Reis é assinalado neste sábado, 6 de Janeiro, na cidade de Beja com o tradicional "Cante ao Menino" por diversos grupos de cante alentejano do concelho.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial