07h00 - terça, 07/11/2017

Beja poderá voltar a ter ligação
ferroviária directa para Lisboa

Beja poderá voltar a ter ligação ferroviária directa para Lisboa

Beja poderá voltar a ter ligação ferroviária directa a Lisboa durante o próximo ano, anunciou o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, durante o debate do Orçamento de Estado para 2018 na especialidade. Uma possibilidade que é igualmente confirmada pelo deputado do PS eleito por Beja.
De acordo com Pedro do Carmo, "depois de meses de reuniões e contactos sem alaridos" com o Governo, a CP vai lançar um concurso para a aquisição de novas carruagens que "permitirão a sua utilização, sem paragens, na linha ferroviária entre Beja e Lisboa".
"O concurso internacional para a aquisição de novas automotoras e locomotivas permitirá a melhoria da oferta ferroviária", nota Pedro do Carmo, acrescentando que o programa de modernização do material circulante da CP será iniciado com a aquisição de oito unidades que podem circular em diesel ou em troços electrificados.
Em comunicado enviado ao "CA", o deputado do PS (e presidente da Federação do Baixo Alentejo) reconhece que a actual situação do serviço ferroviário prestado "é amplamente insatisfatória para as necessidades das populações do Baixo Alentejo, em resultado de 20 anos de desinvestimento e de abandono".
"Ninguém duvida que Beja merece muito mais", sendo que "PS e Governo partilham a vontade política de requalificar a oferta de transporte público ferroviário da região", diz. "PS e Governo partilham a vontade política de, no quadro das disponibilidades de curto e médio prazo, melhorarem as condições de transporte e de funcionamento da oferta ferroviária" acrescenta.
Pedro do Carmo sublinha ainda que o PS defende que, "no quadro da reprogramação do actual quadro comunitário Portugal 2020, sejam contempladas verbas para a electrificação da linha ferroviária de Beja e sejam realizadas as obras de reforço das subestações da REN". E defende ainda "que a CIMBAL assuma a defesa da oferta ferroviária na região como um importante pilar para a mobilidade das populações e para afirmação turística do território do Baixo Alentejo".
Tudo isto leva Pedro do Carmo a colocar uma questão: "Se toda a gente sabe as circunstâncias actuais do estado do serviço e as condições necessárias para superar a situação resultante do desinvestimento de muitos anos, quais as razões da agitação actual quando o Governo do PS apresenta um caminho para resolver a situação?"
"Se as soluções fossem fáceis, já o PCP tinha colocado em cima da mesa como prioritária na negociação do Orçamento de Estado para 2018 propostas concretas orçamentadas e com menção de fonte de financiamento para resolver de hoje para amanhã a situação do material circulante, da electrificação da linha e do reforço das condições de conforto dos utentes", acrescenta o deputado do PS, que conclui: "A resposta está em continuar a trabalhar em soluções, em continuar, com seriedade e sem populismos, a defender em Lisboa e em Beja, a concretização dos compromissos de requalificação da linha ferroviária de Beja".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 14/01/2018
Música para todos
os gostos em Aljustrel
Das baladas em português aos riffs agudos da guitarra, vai haver música para todos os gostos no palco do Cine Oriental, em Aljustrel, nos primeiros três meses de 2018.
00h00 - sábado, 13/01/2018
Banda Desenhada na
Biblioteca de Odemira
Afirmar Odemira "como um dos principais centros de desenvolvimento da banda desenhada (BD) na região e no país" é um dos objectivos da 12ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
00h00 - sábado, 13/01/2018
Sábado animado no
concelho de Mértola
Este sábado, 13 de Janeiro, vai ser bastante animado no concelho de Mértola, com uma série de actividades promovidas pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal locais.
00h00 - sábado, 06/01/2018
Teatro e música
para ver em Mértola
A vila de Mértola recebe neste sábado, 6 de Janeiro, um espectáculo de teatro infantil e um concerto de Janeiras e Reis, ambos promovidos pela Câmara Municipal local.
00h00 - sábado, 06/01/2018
Beja celebra
Dia de Reis
O Dia de Reis é assinalado neste sábado, 6 de Janeiro, na cidade de Beja com o tradicional "Cante ao Menino" por diversos grupos de cante alentejano do concelho.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial