07h00 - segunda, 06/11/2017

Governo disponível para acordo sobre Secundária de Castro Verde

Governo disponível para acordo sobre Secundária de Castro Verde

O Ministério da Educação mantém a disponibilidade para chegar a acordo com a Câmara de Castro Verde para a concretização das obras de requalificação na Escola Secundária local. A garantia foi deixada este sábado, 4, ao "CA" pelo próprio ministro da Educação, que esteve em Castro Verde, numa sessão de apresentação do Orçamento de Estado 2018.
À margem da sessão, Tiago Brandão Rodrigues explicou que o seu ministério "continua disponível" para fazer o que foi feito no resto do país, faltando apenas que a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) assine o pacto com a Comissão Europeia onde consta o mapeamento das obras a fazer na área da Educação passíveis de apoio comunitário. Um acordo que o anterior executivo da Câmara de Castro Verde, de maioria CDU, não aceitou.
"Acreditamos que isso acontecerá a breve trecho. Mantemos os mesmos canais abertos e mantemos a mesma confiança nas câmaras municipais e na CIMBAL para poder fazer esse trabalho", disse o govenante, acrescentando: "Estamos preparados para fazer todo o trabalho de forma célere. E acreditamos que a CIMBAL também fará o seu trabalho e, em conjunto, poderemos requalificar estas duas escolas, Serpa e Castro Verde, a breve trecho".
"Sempre defendemos esta solução e sempre afirmámos que, não sendo possível ir mais longe, é preferível ter um pássaro na mão que dois a voar. Nesse sentido, havendo abertura do Ministério da Educação para continuar esta negociação e concretizá-la, também há abertura da Câmara de Castro Verde para avançar nesse sentido e resolver o problema da Escola Secundária", sublinhou por seu lado o presidente da autarquia castrense, António José Brito.
Recorde-se que o acordo proposto pelo Governo prevê obras de 1,2 milhões de euros na Secundária de Castro Verde. Desse valor, 85% é suportado por fundos comunitários, sendo que os restantes 15% serão assumidos em partes iguais pelo Ministério da Educação e pela Câmara de Castro Verde.

LEIA A ENTREVISTA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO "CA", A 10 DE NOVEMBRO


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Vaivém Oceanário
na cidade de Beja
O Vaivém Oceanário chega a Beja nesta segunda-feira, 22 de Outubro, ficando na cidade até ao próximo domingo, 28, numa iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial