07h00 - quinta, 12/10/2017

Prisão feminina de Odemira deverá ser encerrada

Prisão feminina de Odemira deverá ser encerrada

O Governo pretende avançar com o encerramento do Estabelecimento Prisional Feminino de Odemira, segundo o relatório sobre o sistema prisional e tutelar divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça. O documento prevê, entre outras, o encerramento faseado de oito prisões em todo o país, incluindo a de Odemira, devido à sua "vetustez, situação patrimonial e redundância geográfica".
O relatório considera que o Estabelecimento Prisional de Odemira não tem "viabilidade de ampliação", ainda que apresente um estado de conservação "aceitável". Contudo, em matéria de instalações eléctricas e de infra-estruturas, o edifício apresenta condições consideradas "deficientes".
Além do mais, aquando da elaboração do relatório, a 10 de Maio de 2017, a cadeia de Odemira contava com 52 reclusas (uma taxa de ocupação de 92,85% face à lotação oficial, que são 56 mulheres), das quais apenas sete eram do distrito de Beja e 30 eram provenientes do Algarve.
Além do mais, continua o relatório, "Odemira tem juízo de competência genérica, mas é na Comarca/ Distrito de Faro que se situam os juízos centrais criminais e de instrução criminal e é no distrito de Faro - nos municípios de Faro e Portimão - que se encontram as unidades da Polícia Judiciária, obrigando a longos e dispendiosos movimentos de transporte".
Por tudo isto, "deve ser encontrada no Algarve a solução alternativa a Odemira", conclui o relatório do Ministério da Justiça.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Vítimas de violência
doméstica com novo
apoio em Mértola
A Câmara de Mértola, através do Núcleo de Educação e Desenvolvimento Social, conta desde este mês de Maio com um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial