07h00 - quarta, 09/08/2017

Bactéria "ameaça"
olivais do Alentejo

Bactéria "ameaça" olivais do Alentejo

A detecção da bactéria Xylella fastidiosa, que destrói plantas e árvores como oliveiras, em Espanha está a deixar os olivicultores do Alentejo bastante preocupados, visto que esta pode ameaçar a produção de azeite.
Devido à "evolução" que a doença provocada pela bactéria fez em Itália, onde foi detectada pela primeira vez na Europa, em 2013, até Espanha, onde, no passado mês de Junho, foi identificado o mais recente foco, "é mais do que justificada a preocupação", admite Henrique Herculano, director técnico do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
Já Filipe Cameirinha Ramos, produtor e membro da Direcção da Olivum - Associação de Olivicultores do Sul, afirma existir "preocupação", mas não "alarmismos".
"Andamos a acompanhar a evolução da Xylella fastidiosa e, actualmente, ainda não foi identificado nenhum foco em Portugal, mas sabemos que a bactéria já chegou a Espanha e é uma questão de tempo até chegar" a território português. Por isso, "temos de estar preocupados e adoptar medidas de contingência", sublinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 18/02/2018
Rua da Lavoura (Beja)
reabriu ao trânsito
A Câmara de Beja já terminou as obras de requalificação da rua da Lavoura, que reabriu ao trânsito neste sábado, 17 de Fevereiro, após várias semanas sem circulação.
00h00 - domingo, 18/02/2018
Aniversário do "Avante"
em Almodôvar e Castro
A Direcção da Organização Regional de Beja (Dorbe) do PCP promove neste domingo, 18 de Fevereiro, dois momentos comemorativos de mais um aniversário do jornal "Avante".
00h00 - sábado, 17/02/2018
EDIA e AdP assinam
acordos de cooperação
A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) e o Grupo Águas de Portugal (AdP) assinam neste sábado, 17, vários acordos de cooperação, visando o reforço do abastecimento de água no Baixo Alentejo.
07h00 - sexta, 16/02/2018
Pedro do Carmo recandidato no PS do Baixo Alentejo
Está confirmado: Pedro do Carmo é novamente candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS, que vai a votos no próximo dia 9 de Março.
00h00 - sexta, 16/02/2018
Detidos ladrões de
contadores em Ferreira
A GNR identificou na quarta-feira, 14, dois homens, um com 30 anos e outro com 47, por suspeitas de furto qualificado de cerca de 1300 contadores de água num estaleiro em Ferreira do Alentejo.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial