00h00 - sábado, 05/08/2017

Câmara de Odemira
premeia jovens empresárias

Câmara de Odemira premeia jovens empresárias

Tânia Neves está a criar uma loja online de produtos tradicionais e Lina Brissos já tem a funcionar o seu salão de cabeleireira móvel: dois projectos que fizeram destas mulheres as vencedoras da edição deste ano dos prémios "Espírito Empreendedor".
A iniciativa foi promovida pela Câmara de Odemira, sendo que o prémio "Ideia Empreendedora e Criativa" foi para Tânia Neves, 31 anos, que vive e trabalha em Sabóia, freguesia no interior do concelho de Odemira. E foi a realidade com que convive diariamente que a fez ter a ideia premiada: uma loja online que faça chegar os produtos tradicionais do concelho de Odemira, do mel às compotas, passando pelo medronho ao artesanato, a todo o mundo.
"No dia-a-dia, se quisermos comprar qualquer coisa destas temos muita dificuldade em encontrar", explica a jovem empreendedora ao "CA".
O projecto "Odemira + Perto" ainda está em fase embrionária, mas Tânia Neves reconhece que os produtores com quem já falou aderiram de imediato. "Acham bem, pois esta é uma forma de divulgar o seu produto e poderá aumentar as suas vendas", diz, garantindo que o prémio de 2.000 euros agora recebido "é um bom incentivo". "E o facto de a ideia ser premiada também dá alguma segurança, pois mostra que o negócio poderá ter boas condições para andar", acrescenta.
Já o prémio "Novas Iniciativas Empresariais" foi para Lina Brissos, de 34 anos, que com cerca de década e meia de experiência em cortes e penteados decidiu arriscar por conta própria. E foi assim que em Março de 2016 saiu pela primeira vez ao volante do seu salão de cabeleireira móvel, que leva às aldeias do concelho de Odemira onde não existe este tipo de estabelecimento.
"Até agora o projecto tem corrido bem, a população tem-me recebido de braços abertos e não tenho mãos a medir", conta a cabeleireira natural da freguesia de Relíquias.
Ao princípio muitos estranharam aquela carrinha transformada em salão de cabeleireira, mas hoje já ninguém se admira quando Lina Brissos chega à sua aldeia. E até já colocam isso na agenda.
"As pessoas estão a habituar-se à marcação e assim é melhor, pois já sei com que trabalho conto", diz a cabeleireira, que ficou orgulhosa com o prémio de 1.500 euros atribuído pela Câmara de Odemira. "É o reconhecimento do meu trabalho e do meu esforço. E é uma ajuda para divulgar este negócio", diz.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
ACT confirma
"repressão" na Somincor
A inspectora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) confirmou na passada semana, no Parlamento, que houve "repressão, assédio e violação dos direitos" dos trabalhadores da Somincor.
07h00 - quinta, 17/05/2018
Prospecção de petróleo na costa vai avançar
O consórcio formado pelas petrolíferas ENI (Itália) e GALP (Portugal) deverá avançar com os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana no próximo mês de Setembro, depois de ter sido dispensado de apresentar uma avaliação de impacto ambiental (AIA) pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
07h00 - terça, 15/05/2018
Espaço Empresa
inaugurado em Beja
A Câmara de Beja inaugura nesta terça-feira, 15, pelas 10h00, o seu novo "Espaço Empresa", numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
07h00 - segunda, 14/05/2018
Somincor promove
sessões de esclarecimento
Apresentar a sua visão sobre a actividade e os novos projectos em marcha no seio da mina de Neves-Corvo são os principais objectivos das sessões de esclarecimento que a Somincor vai promover a partir desta segunda-feira, 14, nos cinco concelhos onde tem mais influência.
07h00 - quinta, 10/05/2018
"Ruralidade é segredo
da Feira de Garvão", diz
presidente da CM Ourique
Na véspera de arrancar mais uma edição da tradicional Feira de Garvão, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, justifica ao "CA" o sucesso e a longevidade do certame com o facto deste manter intacta a sua "traça rural".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial