07h00 - quarta, 26/07/2017

Mercado estabilizado
no porco alentejano

Mercado estabilizado no porco alentejano

O concelho de Ourique continua a ser um dos mais importantes ao nível da produção de porco alentejano, contando actualmente com cerca de seis mil animais de montanheira. Um número que, de acordo com o presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), tem registado "um crescimento moderado", sem as "euforias" do passado.
"A última crise que tivemos marcou muito os produtores e há muita gente que ainda está relutante em voltar ao mercado do porco alentejano", afiança Nuno Faustino, garantindo que isso tem o condão de fazer "com que o mercado se mantenha em alta por mais tempo".
"Mas por outro lado fazia falta que crescêssemos e que houvesse novas pessoas a produzir, porque montado não falta. Temos muito potencial para poder crescer, assim existam necessidades por parte da indústria destes animais", nota.
Hoje como no passado, é o mercado espanhol que continua a absorver quase toda a produção de porco alentejano. "Mais de 90% da produção é exportada para Espanha", garante Nuno Faustino, explicando que o mercado de nacional de produtos transformados à base desta carne começa agora "a gatinhar".
"Por essa razão, o mercado espanhol continua a ser o grande mercado do porco alentejano de montanheira", reforça o presidente da ACPA, reconhecendo que "os preços actuais de mercado "remuneram bem a produção" de porco alentejano de montanheira.
"Os produtores ganham dinheiro, vêm o seu trabalho recompensado e previsivelmente isso irá continuar", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 14/08/2017
Alentejo com mais 5,7%
de novas empresas em 2017
Nos primeiros seis meses de 2017 foram criadas mais 5,7% de novas empresas na região do Alentejo em comparação com o mesmo período do ano anterior.
00h00 - terça, 08/08/2017
Produção de cereais não
diminui no Campo Branco
A produção de cerais de Outono/Inverno na zona do Campo Branco, que abrange os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte de Aljustrel e Mértola, deve aumentar em 2017.
00h00 - segunda, 07/08/2017
Câmara de Almodôvar também
recebe Derrama da Somincor
Depois de muitos anos de reivindicação, a Câmara de Almodôvar vai receber este ano parte da Derrama correspondente aos impostos pagos pela Somincor, que explora as minas de Neves-Corvo, em 2016.
00h00 - domingo, 06/08/2017
Adega da Vidigueira
conclui investimento
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) tem praticamente concluída a obra do seu novo Centro de Análise e Pesagem (CAP), estrutura que já servirá para a recepção de uvas na vindima deste ano.
00h00 - sábado, 05/08/2017
Câmara de Odemira
premeia jovens empresárias
Tânia Neves está a criar uma loja online de produtos tradicionais e Lina Brissos já tem a funcionar o seu salão de cabeleireira móvel: dois projectos que fizeram destas mulheres as vencedoras da edição deste ano dos prémios "Espírito Empreendedor".

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial