07h00 - quarta, 26/07/2017

Mercado estabilizado
no porco alentejano

Mercado estabilizado no porco alentejano

O concelho de Ourique continua a ser um dos mais importantes ao nível da produção de porco alentejano, contando actualmente com cerca de seis mil animais de montanheira. Um número que, de acordo com o presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), tem registado "um crescimento moderado", sem as "euforias" do passado.
"A última crise que tivemos marcou muito os produtores e há muita gente que ainda está relutante em voltar ao mercado do porco alentejano", afiança Nuno Faustino, garantindo que isso tem o condão de fazer "com que o mercado se mantenha em alta por mais tempo".
"Mas por outro lado fazia falta que crescêssemos e que houvesse novas pessoas a produzir, porque montado não falta. Temos muito potencial para poder crescer, assim existam necessidades por parte da indústria destes animais", nota.
Hoje como no passado, é o mercado espanhol que continua a absorver quase toda a produção de porco alentejano. "Mais de 90% da produção é exportada para Espanha", garante Nuno Faustino, explicando que o mercado de nacional de produtos transformados à base desta carne começa agora "a gatinhar".
"Por essa razão, o mercado espanhol continua a ser o grande mercado do porco alentejano de montanheira", reforça o presidente da ACPA, reconhecendo que "os preços actuais de mercado "remuneram bem a produção" de porco alentejano de montanheira.
"Os produtores ganham dinheiro, vêm o seu trabalho recompensado e previsivelmente isso irá continuar", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
ACT confirma
"repressão" na Somincor
A inspectora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) confirmou na passada semana, no Parlamento, que houve "repressão, assédio e violação dos direitos" dos trabalhadores da Somincor.
07h00 - quinta, 17/05/2018
Prospecção de petróleo na costa vai avançar
O consórcio formado pelas petrolíferas ENI (Itália) e GALP (Portugal) deverá avançar com os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana no próximo mês de Setembro, depois de ter sido dispensado de apresentar uma avaliação de impacto ambiental (AIA) pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
07h00 - terça, 15/05/2018
Espaço Empresa
inaugurado em Beja
A Câmara de Beja inaugura nesta terça-feira, 15, pelas 10h00, o seu novo "Espaço Empresa", numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
07h00 - segunda, 14/05/2018
Somincor promove
sessões de esclarecimento
Apresentar a sua visão sobre a actividade e os novos projectos em marcha no seio da mina de Neves-Corvo são os principais objectivos das sessões de esclarecimento que a Somincor vai promover a partir desta segunda-feira, 14, nos cinco concelhos onde tem mais influência.
07h00 - quinta, 10/05/2018
"Ruralidade é segredo
da Feira de Garvão", diz
presidente da CM Ourique
Na véspera de arrancar mais uma edição da tradicional Feira de Garvão, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, justifica ao "CA" o sucesso e a longevidade do certame com o facto deste manter intacta a sua "traça rural".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial