00h00 - sexta, 21/07/2017

Porco alentejano vai chegar ao mercado chinês

Porco alentejano vai chegar ao mercado chinês

De Ourique a Pequim vai meio mundo de distância, mas as duas localidades estão agora bem mais "próximas" após o acordo recentemente estabelecido entre os governos de Portugal e da China. Um protocolo que permitirá a abertura do maior mercado do mundo à carne de porco alentejano. "Esta é uma oportunidade enorme e excelente para todas as empresas que trabalham neste sector e que têm capacidade para exportar", assume ao "CA" o presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), que tem sede em Ourique. "É a abertura de um mercado enorme, gigantesco, que pode representar uma viragem completa para a produção nacional", acrescenta Nuno Faustino.
O acordo entre Portugal e China foi consumado no início do mês em Lisboa e para o ministro da Agricultura português, Capoulas Santos, representa a possibilidade de fortalecer "um sector que atravessou uma dura crise".
Uma realidade reconhecida pelo presidente da ACPA, que aponta ainda outra virtude ao acordo: resolve de vez o problema que os produtores espanhóis de produtos transformados de carne de porco, como presunto ou enchidos, colocavam ao porco alentejano.
"Esses produtos transformados cuja matéria-prima é de porcos portugueses estavam impedidos de ser exportados pela ausência de acordo entre Portugal e China. Isto vem sanar esta questão, que estava a começar a ser um problema sério", justifica Nuno Faustino.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
ACT confirma
"repressão" na Somincor
A inspectora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) confirmou na passada semana, no Parlamento, que houve "repressão, assédio e violação dos direitos" dos trabalhadores da Somincor.
07h00 - quinta, 17/05/2018
Prospecção de petróleo na costa vai avançar
O consórcio formado pelas petrolíferas ENI (Itália) e GALP (Portugal) deverá avançar com os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana no próximo mês de Setembro, depois de ter sido dispensado de apresentar uma avaliação de impacto ambiental (AIA) pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
07h00 - terça, 15/05/2018
Espaço Empresa
inaugurado em Beja
A Câmara de Beja inaugura nesta terça-feira, 15, pelas 10h00, o seu novo "Espaço Empresa", numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
07h00 - segunda, 14/05/2018
Somincor promove
sessões de esclarecimento
Apresentar a sua visão sobre a actividade e os novos projectos em marcha no seio da mina de Neves-Corvo são os principais objectivos das sessões de esclarecimento que a Somincor vai promover a partir desta segunda-feira, 14, nos cinco concelhos onde tem mais influência.
07h00 - quinta, 10/05/2018
"Ruralidade é segredo
da Feira de Garvão", diz
presidente da CM Ourique
Na véspera de arrancar mais uma edição da tradicional Feira de Garvão, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, justifica ao "CA" o sucesso e a longevidade do certame com o facto deste manter intacta a sua "traça rural".

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial