11h37 - quarta, 14/06/2017

Castro Verde já é Reserva
da Biosfera da Unesco

Castro Verde já é Reserva da Biosfera da Unesco

Está confirmado: o concelho de Castro Verde já faz parte da rede mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira, 14, em Paris, durante a reunião do Conselho de Coordenação Internacional do programa "Man & the Biosphere" (MaB).
Castro Verde torna-se assim na 11ª reserva da biosfera em Portugal, a primeira a sul do Tejo. Um galardão atribuído depois da candidatura apresentada pela Câmara Municipal, Liga para a Protecção da Natureza e Associação de Agricultores do Campo Branco.
Reagindo à decisão da Unesco, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza sublinhou tratar-se de "mais um reconhecimento internacional, desta vez com o timbre da UNESCO, dos valores naturais e culturais" do país.
Esta distinção significa também "uma grande dimensão de auto-estima para aquela parcela do Alentejo, que soube durante todos estes anos desenvolver actividades em harmonia com os habitats e produziu um habitat excepcional com um conjunto de espécies que são simbólicas e únicas", acrescentou Célia Ramos.
Já o PCP de Castro Verde, em nota de imprensa, congratula-se com a decisão da Unesco, considerando que esta "confirma não só a pertinência da candidatura que tinha sido apresentada e subscrita por várias entidades, com destaque para a Câmara Municipal de Castro Verde, mas sobretudo o resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, em matéria de gestão do território e da compatibilização dos valores naturais com o uso humano".
Recorde-se que Castro Verde candidatou-se a reserva da Biosfera da Unesco por ser um "eco-sistema humanizado de alto valor natural", fruto do trabalho contínuo de há várias décadas e "onde a agricultura tem desempenhado um papel fundamental, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos que conferem ao concelho uma diversidade única e específica".

[notícia actualizada na quinta-feira, 15 de Junho]


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 21/10/2017
Intermarché entrega fardas
aos Bombeiros de Castro Verde
As lojas do grupo Intermarché em Castro Verde vão entregar cinco fardamentos completos aos Bombeiros Voluntários locais, numa cerimónia agendada para as 10h00 deste sábado, 21 de Outubro.
00h00 - sexta, 20/10/2017
Somincor promove
Open House no domingo
A empresa Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, em Castro Verde, promove no domingo, 22 de Outubro, a segunda edição do Open House Somincor 2017.
00h00 - sexta, 20/10/2017
Tomadas de posse em Almodôvar e Ourique
Realizam-se nesta sexta-feira, 20 de Outubro, as cerimónias de tomada de posse dos presidentes das câmaras de Almodôvar e de Ourique, assim como dos restantes eleitos na câmara e assembleia municipal dos dois concelhos.
07h00 - quinta, 19/10/2017
Tomada de posse na
Câmara de Aljustrel
Os Paços do Concelho de Aljustrel recebem nesta quinta-feira, 19 de Outubro, pelas seis da tarde, a cerimónia pública de tomada de posse dos novos eleitos da Assembleia e da Câmara Municipal locais.
07h00 - quinta, 19/10/2017
PSD Beja teve resultado
"aquém das expectativas"
A Concelhia de Beja do PSD reconhece que o resultado do concelho nas eleições Autárquicas ficaram "aquém das expectativas", apesar de a lista para a Câmara, liderada por Pinela Fernandes, ter tido mais 368 votos que em 2013, quando concorreu em coligação com o CDS-PP.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial