11h37 - quarta, 14/06/2017

Castro Verde já é Reserva
da Biosfera da Unesco

Castro Verde já é Reserva da Biosfera da Unesco

Está confirmado: o concelho de Castro Verde já faz parte da rede mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira, 14, em Paris, durante a reunião do Conselho de Coordenação Internacional do programa "Man & the Biosphere" (MaB).
Castro Verde torna-se assim na 11ª reserva da biosfera em Portugal, a primeira a sul do Tejo. Um galardão atribuído depois da candidatura apresentada pela Câmara Municipal, Liga para a Protecção da Natureza e Associação de Agricultores do Campo Branco.
Reagindo à decisão da Unesco, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza sublinhou tratar-se de "mais um reconhecimento internacional, desta vez com o timbre da UNESCO, dos valores naturais e culturais" do país.
Esta distinção significa também "uma grande dimensão de auto-estima para aquela parcela do Alentejo, que soube durante todos estes anos desenvolver actividades em harmonia com os habitats e produziu um habitat excepcional com um conjunto de espécies que são simbólicas e únicas", acrescentou Célia Ramos.
Já o PCP de Castro Verde, em nota de imprensa, congratula-se com a decisão da Unesco, considerando que esta "confirma não só a pertinência da candidatura que tinha sido apresentada e subscrita por várias entidades, com destaque para a Câmara Municipal de Castro Verde, mas sobretudo o resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, em matéria de gestão do território e da compatibilização dos valores naturais com o uso humano".
Recorde-se que Castro Verde candidatou-se a reserva da Biosfera da Unesco por ser um "eco-sistema humanizado de alto valor natural", fruto do trabalho contínuo de há várias décadas e "onde a agricultura tem desempenhado um papel fundamental, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos que conferem ao concelho uma diversidade única e específica".

[notícia actualizada na quinta-feira, 15 de Junho]


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.
07h00 - terça, 27/06/2017
Autárquicas: Bloco
apresenta candidatos
em Beja e Serpa
O Bloco de Esquerda (BE) apresenta esta terça-feira, 27 de Junho, os seus candidatos nos concelhos de Beja e de Serpa nas eleições Autárquicas do próximo dia 1 de Outubro.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Museu de Beja
vai ser requalificado
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai avançar com a requalificação do edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, onde está instalado o Museu Regional de Beja.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Resialentejo inaugura
ampliação da ETAL
A empresa intermunicipal Resialentejo inaugura esta segunda-feira, 26, a ampliação da sua Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes (ETAL), investimento avaliado em 500 mil euros.
00h00 - domingo, 25/06/2017
"Chuva de prémios" para
a Adega da Vidigueira
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) foi alvo nas últimas semanas de uma verdadeira "chuva de prémios", com os seus vinhos a serem distinguidos em concursos internacionais em Portugal, França e Inglaterra.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial