00h00 - quinta, 18/05/2017

Aljustrel debate os
problemas do interior

Aljustrel debate os problemas do interior

Contribuir para a construção e execução de uma "Agenda para o Interior" que estes territórios é o grande objectivo da edição de 2017 das Conferências de Aljustrel. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal local em parceria com a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) e vai decorrer esta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Cine Oriental.
Este ano as conferências mantêm o lema "Cidadania, Inovação e Território" e segundo a autarquia irão procurar "dar válidos e fundamentados contributos para a construção e execução de uma 'Agenda para o Interior' que o valorize no quadro de uma real coesão territorial, conforme decisão e desafio governamental".
Para tal, o programa das conferências vai incidir em três grandes áreas: "Inovação da Base Económica", "Atractividade Territorial" e "Abordagens, Redes e Participação", juntando diversos especialistas e empreendedores de vários pontos do país.
As Conferências de Aljustrel 2017 começam na manhã desta quinta-feira, 18, sendo que a sessão de abertura, às 9h30, estará a cargo do autarca Nelson Brito. Segue-se o painel "Inovação da Base Económica", com as intervenções de Manuel Brandão Alves (economista), Teresa Pinto Correia (investigadora agro-rural) e Bernardo Gaeiras (da Rede FabLabs).
De tarde, pelas 14h30, a discussão será em torno do tema "Atractividade Territorial", com António Oliveira das Neves (investigador), Luís Afonso (cartunista e geógrafo) e Daniel Oliveira (jornalista e comentador político).
Na sexta-feira, 19, o programa começa às 9h30 com o painel "Abordagens, Redes e Participação", onde falarão Álvaro Cidrais (geógrafo), Tiago Teotónio Pereira (interventor no Norte Alentejano) e Ana Cristina Teixeira (gestora de projectos e animadora cultural). Segue-se a conferência de encerramento, com o economista José Reis, e depois a sessão de encerramento, com Helena Freitas (coordenadora da UMVI) e Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel).
As Conferências de Aljustrel 2017 terminam à hora de almoço, com um momento de confraternização no Centro d´Artes, que inclui exposições, uma degustação de produtos locais e uma visita ao Parque Mineiro de Aljustrel, incluindo a galeria mineira de Algares.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 28/06/2017
ACOS apoia agricultores afectados
pelo incêndio de Pedrógão Grande
A ACOS–Agricultores do Sul iniciou esta terça-feira, 27, junto dos seus associados, uma campanha solidária com os agricultores da região Centro, cujas explorações foram devastadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Cadáver encontrado
junto ao cais de Mértola
O cadáver de um homem com cerca de 40 anos foi encontrado esta terça-feira, 27 de Junho, por populares na margem do rio Guadiana, junto ao cais da vila de Mértola.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Paulo Conde candidato
da CDU em Ferreira
O funcionário público Paulo Conde, de 47 anos, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara de Ferreira do Alentejo nas eleições Autárquicas agendadas para 1 de Outubro.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.
07h00 - terça, 27/06/2017
Autárquicas: Bloco
apresenta candidatos
em Beja e Serpa
O Bloco de Esquerda (BE) apresenta esta terça-feira, 27 de Junho, os seus candidatos nos concelhos de Beja e de Serpa nas eleições Autárquicas do próximo dia 1 de Outubro.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial