00h00 - quinta, 18/05/2017

Aljustrel debate os
problemas do interior

Aljustrel debate os problemas do interior

Contribuir para a construção e execução de uma "Agenda para o Interior" que estes territórios é o grande objectivo da edição de 2017 das Conferências de Aljustrel. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal local em parceria com a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) e vai decorrer esta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, no Cine Oriental.
Este ano as conferências mantêm o lema "Cidadania, Inovação e Território" e segundo a autarquia irão procurar "dar válidos e fundamentados contributos para a construção e execução de uma 'Agenda para o Interior' que o valorize no quadro de uma real coesão territorial, conforme decisão e desafio governamental".
Para tal, o programa das conferências vai incidir em três grandes áreas: "Inovação da Base Económica", "Atractividade Territorial" e "Abordagens, Redes e Participação", juntando diversos especialistas e empreendedores de vários pontos do país.
As Conferências de Aljustrel 2017 começam na manhã desta quinta-feira, 18, sendo que a sessão de abertura, às 9h30, estará a cargo do autarca Nelson Brito. Segue-se o painel "Inovação da Base Económica", com as intervenções de Manuel Brandão Alves (economista), Teresa Pinto Correia (investigadora agro-rural) e Bernardo Gaeiras (da Rede FabLabs).
De tarde, pelas 14h30, a discussão será em torno do tema "Atractividade Territorial", com António Oliveira das Neves (investigador), Luís Afonso (cartunista e geógrafo) e Daniel Oliveira (jornalista e comentador político).
Na sexta-feira, 19, o programa começa às 9h30 com o painel "Abordagens, Redes e Participação", onde falarão Álvaro Cidrais (geógrafo), Tiago Teotónio Pereira (interventor no Norte Alentejano) e Ana Cristina Teixeira (gestora de projectos e animadora cultural). Segue-se a conferência de encerramento, com o economista José Reis, e depois a sessão de encerramento, com Helena Freitas (coordenadora da UMVI) e Nelson Brito (presidente da Câmara de Aljustrel).
As Conferências de Aljustrel 2017 terminam à hora de almoço, com um momento de confraternização no Centro d´Artes, que inclui exposições, uma degustação de produtos locais e uma visita ao Parque Mineiro de Aljustrel, incluindo a galeria mineira de Algares.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/06/2018
Mértola oferece
manuais escolares
A Câmara Municipal de Mértola vai começar a oferecer manuais escolares também aos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade no concelho durante o próximo ano lectivo de 2018-2019.
07h00 - quinta, 21/06/2018
ULSBA recebe prémio
da Ordem dos Psicólogos
O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, entrega nesta quinta-feira, 21, pelas 16h00, uma menção honrosa à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (USLBA), no àmbito dos "Healthy Workplaces 2017".
07h00 - quinta, 21/06/2018
Projecto em Castro para
reutilização de manuais escolares
A Câmara de Castro Verde aderiu à rede do programa SPIN, uma plataforma de reutilização de manuais escolares, totalmente profissional, "adaptada aos hábitos e às tecnologias dos dias de hoje".
07h00 - quarta, 20/06/2018
Jovens "cientistas"
de Odemira premiadas
Imagine-se uma pequena larva capaz de comer e digerir esferovite.
07h00 - quarta, 20/06/2018
ANAFRE reuniu com
autarcas do litoral
O provável encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos em Colos, no concelho de Odemira, vai ser discutido na próxima reunião do conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que se realiza na sexta-feira, 22.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial