00h00 - segunda, 15/05/2017

PSD: Distrital critica Concelhia de Almodôvar

PSD: Distrital critica Concelhia de Almodôvar

A Distrital de Beja do PSD considera que Fernando Palma está "ferido de legitimidade" para continuar na presidência da Concelhia de Almodôvar dos sociais-democratas. Em causa está o facto de a concelhia laranja ter retirado o seu apoio à candidatura do PSD à Câmara de Almodôvar, encabeçada pelo ex-autarca António Sebastião, que em 2013 integrou o movimento independente após ter deixado o PSD.
Tal como o "CA" revelou na sua última edição, a 28 de Abril, o PSD de Almodôvar aprovou o seu afastamento da candidatura laranja por se sentir "usado e traído", sobretudo depois de a Distrital ter imposto Ricardo Colaço, actual vereador, como segundo nome da lista. Uma posição que merece a condenação do PSD de Beja, que em comunicado sublinha, sem rodeios, que "o presidente da Concelhia de Almodôvar, Fernando Palma, está ferido de legitimidade política para estar em funções".
A justificação vem logo a seguir: "Uma vez que depois de ter considerado que António Sebastião seria o melhor candidato para reconquistar a autarquia de Almodôvar, não foi capaz de conduzir o processo de modo a conseguir o consenso e integração de todas as parte, tornado necessária a intervenção da Distrital para concluir o procedimento", acrescenta o PSD de Beja no comunicado enviado ao "CA".
O documento acrescenta ainda que "deveria ser desencadeado um processo de legitimação da Comissão Política de Secção de Almodôvar". E assegura que caso o resultado do PSD em Almodôvar nas Autárquicas de 1 de Outubro "não seja o desejado", a Distrital "irá accionar os mecanismos que tem à sua disposição para atribuir as responsabilidades do 'afastamento' anunciado a uma candidatura assumida pelo partido".
Quererá tudo isto dizer que a Distrital de Beja pede, no imediato, a demissão de Fernando Palma? "O comunicado pode estar sujeito a interpretações e uma delas pode ser essa, de facto", responde João Guerreiro, para logo depois criticar o actual posicionamento do presidente da Concelhia de Almodôvar do PSD.
"Penso que a Concelhia devia ter continuado a apoiar o candidato [António Sebastião], uma vez que o apoiou num determinado momento e procurou essa solução. E depois deixou de apoiar o candidato inexplicavelmente", continua João Guerreiro.
Nesse sentido, o presidente da Distrital do PSD considera ser "natural" que militantes e simpatizantes questionem "por que é que isso aconteceu". E deixa mais um recado: "Temos de colocar o partido acima de qualquer questão pessoal".
Contactado pelo "CA", o presidente da Concelhia de Almodôvar do PSD, Fernando Palma, não quis tecer qualquer tipo de comentário sobre o assunto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.
07h00 - sábado, 14/04/2018
Exposição sobre
história de Garvão
A sede da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia recebe a partir desta sábado 14, pelas 15h00, uma exposição sobre o passado de Garvão, que tem mais de vinte séculos de história.
00h01 - sábado, 14/04/2018
"Terras Sem Sombra"
na vila de Mértola
O concelho de Mértola recebe neste fim-de-semana, 14 e 15 de Abril, a passagem do XIV Festival "Terras Sem Sombra", organização da associação Pedra Angular em parceria com diversos municípios do Alentejo.
00h00 - sábado, 14/04/2018
"Game Day"
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe neste fim-de-semana, 14 e 15 de Abril, o "Game Day", iniciativa da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Castro Verde e Casével.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial